Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n48p1Resumo
Prezados leitores.
Com muita satisfação publicamos o primeiro número de 2017 (v. 22, n. 48) da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Para esta edição trazemos na portada uma fotografia dos pilares de sustentação do Viaduto do Museu no Parque Güell, concebido por Antoni Gaudí, representando aqui a estrutura moderna na Ciência da Informação, com o patrimônio, o desenvolvimento de coleções, a gestão informacional e do conhecimento, a organização e representação do conhecimento, os estudos métricos da informação e a web semântica, temáticas reportadas nesta edição.
Nestas temáticas temos sete artigos científicos:
- Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial (Marcia Carvalho Rodrigues e Pamela da Conceição Santos);
- Desafios para a biblioteca pública no processo de planejamento da formação e desenvolvimento do acervo (Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Mônica Marques Carvalho Gallotti e Adriano Cecatto);
- Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão do conhecimento em empresa de tecnologia da informação (Fabio Correa, Fabricio Ziviani e Flávia Braga Chinelato);
- Protocolo verbal em grupo na pesquisa brasileira em organização e representação do conhecimento (Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti, Paula Regina Dal'Evedove e Mariângela Spotti Lopes Fujita);
- Um processo para caracterização e análise de redes de colaboração científica institucional (Thiago Magela Rodrigues Dias, Roberth Santos Gomes, Jhonatan Fernando Oliveira e Gray Farias Moita);
- Expressão científica de Mato Grosso na pesquisa brasileira sobre indicadores socioambientais no agronegócio na base de dados Cab Abstracts (Maykon Jesse Barbieri de Camargo);
- Europeana no Linked Open Data: conceitos de web semântica na dimensão aplicada das humanidades digitais (Caio Saraiva Coneglian e José Eduardo Santarem Segundo).
Também contamos com a presença de uma resenha, A Biblioteconomia de David Lankes (Jorge Moisés Kroll do Prado) referente a obra The New Librarianship field guide, publicado pela MIT Press em 2016.
Boa leitura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.