Editorial
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n48p1Resumo
Prezados leitores.
Com muita satisfação publicamos o primeiro número de 2017 (v. 22, n. 48) da Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Para esta edição trazemos na portada uma fotografia dos pilares de sustentação do Viaduto do Museu no Parque Güell, concebido por Antoni Gaudí, representando aqui a estrutura moderna na Ciência da Informação, com o patrimônio, o desenvolvimento de coleções, a gestão informacional e do conhecimento, a organização e representação do conhecimento, os estudos métricos da informação e a web semântica, temáticas reportadas nesta edição.
Nestas temáticas temos sete artigos científicos:
- Biblioteca Rio-Grandense: um estudo de caso sob o viés da educação patrimonial (Marcia Carvalho Rodrigues e Pamela da Conceição Santos);
- Desafios para a biblioteca pública no processo de planejamento da formação e desenvolvimento do acervo (Ana Cláudia Carvalho de Miranda, Mônica Marques Carvalho Gallotti e Adriano Cecatto);
- Tipos e usos de ferramentas de apoio a gestão do conhecimento em empresa de tecnologia da informação (Fabio Correa, Fabricio Ziviani e Flávia Braga Chinelato);
- Protocolo verbal em grupo na pesquisa brasileira em organização e representação do conhecimento (Roberta Cristina Dal'Evedove Tartarotti, Paula Regina Dal'Evedove e Mariângela Spotti Lopes Fujita);
- Um processo para caracterização e análise de redes de colaboração científica institucional (Thiago Magela Rodrigues Dias, Roberth Santos Gomes, Jhonatan Fernando Oliveira e Gray Farias Moita);
- Expressão científica de Mato Grosso na pesquisa brasileira sobre indicadores socioambientais no agronegócio na base de dados Cab Abstracts (Maykon Jesse Barbieri de Camargo);
- Europeana no Linked Open Data: conceitos de web semântica na dimensão aplicada das humanidades digitais (Caio Saraiva Coneglian e José Eduardo Santarem Segundo).
Também contamos com a presença de uma resenha, A Biblioteconomia de David Lankes (Jorge Moisés Kroll do Prado) referente a obra The New Librarianship field guide, publicado pela MIT Press em 2016.
Boa leitura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Adilson Luiz Pinto, Rafaela Paula Schmitz, Enrique Muriel-Torrado

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.