A netnografia como método de pesquisa em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p1Palavras-chave:
Netnografia, Métodos de Pesquisa, Ciência da InformaçãoResumo
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p1
Discute a aplicação da netnografia como método de pesquisa no campo da Ciência da Informação. Descreve o método netnográfico, suas origens, os primeiros estudos desenvolvidos no Brasil, algumas características e diferenças em relação à etnografia tradicional, os possíveis campos de estudo e as principais etapas metodológicas. Analisa quatro trabalhos publicados em periódicos científicos nacionais da área da Ciência da Informação e um trabalho publicado em anais de evento que indicam o uso da netnografia como método de pesquisa. Compara os procedimentos metodológicos realizados pelos autores com as recomendações propostas por Kozinets (2010, 2014) em estudos teóricos recentes sobre o método netnográfico. Finalizando, apresenta sugestões que podem auxiliar os pesquisadores na definição do campo de estudo, no tratamento dos dados netnográficos e na seleção de temas de pesquisa relevantes na área da Ciência da Informação.
Downloads
Referências
AGUIRRE BAZTÁN, A. Etnografía. In: ______ (Ed.). Etnografía: metodología cualitativa en la investigación sociocultural. Barcelona: Marcombo, c1995. Cap. 1.
AMARAL, A.; NATAL, G.; VIANA, L. Netnografia como aporte metodológico da pesquisa em comunicação digital. Sessões do Imaginário, Porto Alegre, n. 20, p. 34-40, dez. 2008. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/veritas/ojs/index.php/famecos/article/view/4829/3687>. Acesso em: 5 ago. 2015.
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
CASTELLS, M. A cultura da Internet. In: ______. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a Internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. Cap. 2. p.34-55.
CERQUINHO, K. G.; TAVARES, W.; PAULA, A. P. P. Movimento minas: a participação cidadã via internet no Estado de Minas Gerais. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 4, n. 1, p. 218-236, jan./jun. 2014. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/16657/10835>. Acesso em: 5 ago. 2015.
CORRÊA, M. V. Comportamento informacional em comunidades virtuais: um estudo netnográfico. 2015. 69 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Biblioteconomia)–Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015. Disponível em: <http://hdl.handle.net/10183/122429>. Acesso em: 5 ago. 2015.
CRIPPA, G.; CARVALHO, L. A. A mediação da informação através da comunidade virtual Anobii: um estudo de caso. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 17, n. 35, p.97-120, set./dez., 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17n35p97/23584>. Acesso em: 5 ago. 2015.
FARIAS, H. C. A. et al. Ética da informação em redes sociais virtuais: um caso controverso de serviço de informação socialmente institucionalizado. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 3, n. 2, p. 244-258, jul./dez. 2013. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/15564/10008>. Acesso em: 5 ago. 2015.
GAMMARANO, I. J. L. P.; ARRUDA FILHO, E. J. M.; FARIAS FILHO, M. C. Inovação tecnológica e preferência de consumo: uma análise Cross-Cultural na América Latina. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 22, n. 1, p. 53-65, jan./abr. 2012. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/12267/7434>. Acesso em: 5 ago. 2015.
KOZINETS, R. V. Netnografia: a arma secreta dos profissionais de marketing: como o conhecimento das mídias sociais gera inovação. 2010. Disponível em: <http://bravdesign.com.br/wp-content/uploads/2012/07/netnografia_portugues.pdf>. Acesso em: 5 ago. 2015.
KOZINETS, R. V. Netnografia: realizando pesquisa etnográfica online. Porto Alegre: Penso, 2014.
KOZINETS, R. V. On netnography: initial reflections on consumer research investigations of cyberculture. In: NORTH AMERICAN CONFERENCE, 25., 1998, Provo. Advances in Consumer Research. Provo, UT: Association for Consumer Research, 1998. p. 366-371. Disponível em: <http://www.acrwebsite.org/search/view-conferenceproceedings.aspx?Id=8180>. Acesso em: 5 ago. 2015.
PINTO, V. B. et al. Netnografia: uma abordagem para estudos de usuários no ciberespaço. In: CONGRESSO NACIONAL DE BIBLIOTECÁRIOS, ARQUIVISTAS E DOCUMENTALISTAS, 9., 2007, Açores. Anais... Lisboa: APBAD, 2007. Disponível em: <http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/582/418>. Acesso em: 5 ago. 2015.
RHEINGOLD, H. The virtual community. 2. ed. c1998. Disponível em: <http://www.rheingold.com/vc/book/>. Acesso em: 5 ago. 2015.
ROCHA, P. J.; MONTARDO, S. P. Netnografia: incursões metodológicas na cibercultura. E-Compós, v. 4, dez. 2005. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/55/55>. Acesso em: 5 ago. 2015.
SÁ, S. P. Netnografias nas redes digitais. In: PRADO, J. L. A. (Org.). Crítica das práticas midiáticas: da sociedade de massa às ciberculturas. São Paulo: Hacker, 2002. P. 147-164.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Maurício de Vargas Corrêa, Helen Beatriz Frota Rozados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.