Gestão de periódicos: um estudo na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo

Autores

  • Richard Medeiros Araújo Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Alexandra Katarina de Azevedo Bacharela em Secretariado Executivo, Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX)
  • Leonor Vieira Bacharela em Secretariado Executivo, Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX)
  • Maria Arlete Duarte de Araújo Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Thiago Cavalcante Nascimento Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p42

Palavras-chave:

Gestão Editorial, Editor, Periódicos, Administração, Ciências Contábeis, Turismo

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p42

O artigo objetiva descrever a visão dos Editores de Periódicos sobre o processo de gestão editorial de periódicos brasileiros. Suportado por uma abordagem quantitativa foram enviados questionários para todos os 570 editores de periódicos brasileiros constantes na lista Qualis CAPES 2009-2011, tendo retornado 87. O instrumento foi composto por dois blocos de questões: perfil do Editor e elementos associados à prática da gestão dos periódicos. Dentre os principais resultados destacam-se os seguintes: a maioria dos editores são bacharéis em Administração, participam ativamente em eventos científicos e têm forte vinculação aos Programas de Pós-graduação. As dificuldades estão ligadas ao ato avaliativo e a um grande número de atividades do Editor. A maioria dos entrevistados (80%) não tinha exercido atividade de gestão editorial anteriormente, bem como 41% adotaram a estratégia de se associar a eventos científicos com a prática de fast-track. 

Biografia do Autor

Richard Medeiros Araújo, Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX).

Alexandra Katarina de Azevedo, Bacharela em Secretariado Executivo, Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX)

Bacharela em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX).

Leonor Vieira, Bacharela em Secretariado Executivo, Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX)

Bacharela em Secretariado Executivo pelo Centro Universitário (FACEX – UNIFACEX).

Maria Arlete Duarte de Araújo, Fundação Getulio Vargas (FGV) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e Professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Thiago Cavalcante Nascimento, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor assistente da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Coordenador do Curso Técnico Integrado em Gestão de Pequenas e Médias Empresas.

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Publicado

2017-05-09