Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa

Autores

  • Fabiana Bigão Silva ECI / UFMG
  • Marcello Peixoto Bax ECI / UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p144

Palavras-chave:

Modelo, Gamificação, Educação online, Aprendizagem participativa

Resumo

Estudos empíricos apontam limitações em relação à forma de aplicação das mecânicas da gamificação no contexto da educação online. Tais mecânicas são aplicadas sem referência teórica a um modelo voltado a este tipo de educação. O objetivo do presente trabalho é propor um modelo de plataforma gamificada de educação online que contribua com a aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes. Com base na revisão da literatura sobre abordagens para o design de sistemas gamificados, um conjunto de passos foi seguido a fim de elaborar um modelo genérico de plataforma gamificada de educação online. O modelo proposto se baseia nos Princípios do Design Educacional Gamificado de Dicheva et al. (2015). O modelo pode contribuir com a promoção da aprendizagem participativa, levando em consideração os diferentes perfis de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Bigão Silva, ECI / UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – UFMG.

Marcello Peixoto Bax, ECI / UFMG

Professor da Escola de Ciência da Informação – UFMG.

Referências

ANDERSON, A.; HUTTENLOCHER, D.; KLEINBERG, J.; LESKOVEC, J. Engaging with massive online courses. In: Proceedings of WWW ’14 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE '14, p. 677–682, 2014.

BARTLE, R. Designing virtual worlds. New Riders Publishing: Indianapolis, 2004.

DENNY, P. The effect of virtual achievements on student engagement. In: Proceedings of the SIGCHI Conference on Human Factors in Computing Systems - CHI '13, p. 763–772, 2013.

DETERDING, S.; DIXON, D.; KHALED, R.; NACKE, L. From game design elements to gamefulness: defining gamification. In: Proceedings of the 15th International Academic MindTrek Conference - MindTrek’11, p. 9–11, 2011.

DICHEVA, Darina; DICHEV, Christo; AGRE, Gennady; ANGELOVA, Galia. Gamification in Education: A Systematic Mapping Study. Educational Technology & Society. v. 18, n. 3, p. 1–14, 2015.

DOMÍNGUEZ, A. et al. Gamifying learning experiences: Practical implications and Outcomes. Computers and Education, v. 63, p. 380–392, 2013.

HUOTARI, K.; HAMARI, J. Defining gamification. A Service Marketing Perspective. In: Proceedings of the 16th International Academic MindTrek Conference - MindTrek’12, p. 17-22, 2012.

JOHNSON, L. et al. Horizon Report: 2016 Higher Education Edition. Austin, Texas: The New Media Consortium. 2016.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: Game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: John Wiley Wiley & Sons, 2012.

LAZZARO, N. Why We Play Games: Four Keys to More Emotion Without Story. In: Game Developer Conference, p. 1–8, 2004.

LI, W.; GROSSMAN, T.; FITZMAURICE, G. GamiCAD: A gamified tutorial system for first time AutoCAD users. UIST’12 - Proceedings of the 25th Annual ACM Symposium on User Interface Software and Technology, 2012. p.103-112.

LEE, J. J.; HAMMER, J. Gamification in Education: What , How , Why Bother? Academic Exchange Quarterly. v. 15, p. 1–5, 2011.

MORA, A. et al. A literature review of gamification design frameworks. In: 7th International Conference on Games and Virtual Worlds for Serious Applications. 2015.

MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias audiovisuais e telemáticas. In: MORAN, J. M.; MASETTO, M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000, p. 11-65.

MORRISON, B. B.; DISALVO, B. Khan academy gamifies computer science. In: Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE '14, p. 39–44, 2014.

MUNTEAN, Cristina Ioana. Raising engagement in e-learning through gamification. In: The 6th International Conference on Virtual Learning ICVL 2011, p. 323–329, 2011.

NAIK, V., KAMAT, V. Adaptative and Gamified Learning Enviroment. In: IEEE Seventh International Conference on Technology for Education, p. 7–13, 2015.

PAPERT, S. Constructionism: a new opportunity for elementary science education. Massachusetts Institute of Technology, The Epistemology and Learning Group. Proposta para a National Science Foundation, 1986.

PIAGET, J.; GRECO, P. Aprendizagem e conhecimento. São Paulo: Freitas Bastos, 1974.

SELLTIZ, C., JAHODA, M., DEUTSCH, C. Métodos de pesquisa nas relações sociais. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1974.

SPENCE, M. et al. “Gamifyng” a library orientation tutorial for improved motivation and learning. ASEE 2012 – 119th ASEE Annual Conference e exposition. 2012. Disponível em: <http://www.asee.org/public/conferences/8/ papers/4977/view>. Acesso em 23 mar. 2016.

TODOR, V.; PITICA, D. The Gamification of the Study of Electronics in Dedicated e–Learning Platforms. IEEE 36th International Spring Seminar on Electronics Technology, p. 428–431, 2013.

TORI, R. Educação Sem Distância. Senac: São Paulo, 2010. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/romerotori/tori-educao-sem-distncia>. Acesso em 1 fev. 2016.

VAN HENTENRYCK, P.; COFFRIN, C. Teaching creative problem solving in a MOOC. In: Proceedings of the 45th ACM Technical Symposium on Computer Science Education - SIGCSE '14, p. 677–682, 2014.

VIANNA, Y. et al. Gamification, Inc.: como reinventar empresas a partir de jogos. MJV Press: Rio de Janeiro, 2013.

WERBACH, K.; HUNTER, D. For the Win: How Game Thinking Can Revolutionize Your Business. Philadelphia, PA: Wharton Digital Press, 2012.

ZICHERMANN, G.; CUNNINGHAM, C. Gamification By Design. Implementing Game Mechanics in Web and Mobile Apps. Sebastopol, CA: O’Reilly Media, 2011.

Publicado

2017-09-06

Como Citar

SILVA, Fabiana Bigão; BAX, Marcello Peixoto. Gamificação na educação online: proposta de modelo para a aprendizagem participativa. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 144–160, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p144. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p144. Acesso em: 11 out. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.