Proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em Ciências Sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n50p15

Palavras-chave:

Desempenho Acadêmico, Análise de correspondencia, Produção Científica, Docência, Participação profissional, Reconhecimento acadêmico

Resumo

Esta pesquisa analisa o desempenho dos pesquisadores acadêmicos nas ciências sociais com base nas unidades de análise de informação científica, ensino, envolvimento profissional e o reconhecimento acadêmico. Este modelo foi aplicado a uma amostra aleatória estratificada de 240 (12%) dos pesquisadores de ciências sociais pertencentes ao Sistema Nacional de Pesquisadores (SNI) do México. Os dados foram coletados a partir de currículos acadêmicos, foram analisados com técnicas de análise multivariada através da análise de correspondência e o ajuste teste do qui-quadrado (X2) a um nível de significância de 0,05, com um grau de liberdade. Para processar os dados utilizou-se o software SPSS versão 20 para windows. Os resultados mostram que a produção científica é significativamente associada com capítulos de livros, livros e artigos publicados em revistas nacionais. O ensino é significativamente associado com participação em comissões tese de doutoramento, exames de doutoramento e leitor de tese de doutoramento. Envolvimento profissional é significativamente associado com ações em apresentações de livros, mesas-redondas, como um comentador, convidado como palestrante em instituições nacionais e julgador de artigos. O reconhecimento acadêmico é significativamente associado com prêmios acadêmicos e reconhecimentos como distinções honoríficas.

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Biografia do Autor

Cristina Restrepo-Arango, Biblioteca General Alfonso Borrero Cabal, S.J. Pontificia Universidad Javeriana Bogotá (Colombia)

Doutora em Biblioteconomia e Estudos da Informação

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Publicado

2017-09-06

Como Citar

RESTREPO-ARANGO, Cristina. Proposta de indicadores multivariados para avaliação de pesquisadores em Ciências Sociais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 50, p. 15–30, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n50p15. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n50p15. Acesso em: 11 nov. 2024.