Visualização de dados do exame nacional brasileiro do ensino médio: VisDadosEnem
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p124Palavras-chave:
Visualização da Informação, Ciência dos Dados, Dados Abertos, EducaçãoResumo
Hoje em dia, a partir da quantidade de dados disponíveis surgem situações em que a visualização da informação torna-se fundamental para o entendimento e interpretação dos dados. Dentro deste contexto, este estudo tem como objetivo relacionar e explorar, através de técnicas de visualização, dados abertos educacionais em um contexto multidisciplinar. Para tal, foi desenvolvida uma aplicação web para visualização de dados do exame nacional Brasileiro do ensino médio (ENEM). Neste estudo foram utilizados os microdados do ENEM, a partir do portal Brasileiro de dados abertos. Como resultado das análises comparativas realizadas sobre os dados, por estados, regiões e tipos de escolas, foram observados quais estados obtiveram as maiores e menores médias do ENEM em relação às médias nacionais. Por exemplo, no estado de Santa Catarina os alunos oriundos de escolas particulares obtiveram 12.70% acima da média nacional para este tipo de escola e a menor média de idade dos alunos inscritos correspondendo a 21,6 anos de idade. A aplicação web de visualização possibilitou uma análise comparativa sobre o conjunto de dados do ENEM e a exploração de possibilidades de visualização que seriam dificilmente possíveis de realizar por meio de representações tradicionais.
Downloads
Referências
AFZAL, Shehzad; MACIEJEWSKI, Ross; JANG, Yun; ELMQVIST, Niklas; EBERT, David S. Spatial text visualization using automatic typographicmaps. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 18, n. 12, p. 2556–2564, 2012.
ALSAKRAN, Jamal; CHEN, Yang; LUO, Dongning; ZHAO, Ye; YANG, Jing; DOU, Wenwen; LIU, Shixia Real-time visualization of streaming text with a force-based dynamic system. IEEE Computer Graphics Applications, vol. 32, n. 1, p. 34–45, 2012.
ARCHAMBAULT, Daniel; PURCHASE, Helen C.; PINAUD, Bruno. Animation, small multiples, and the effect of mental map preservation in dynamic graphs. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 17, n. 4, p. 539–552, 2011.
BAUDEL, Thomas; BROEKSEMA, Bertjan. Capturing the design space of sequential space-filling layouts. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 18, n. 12, p. 2593–2602, 2012.
BOSTOCK, Michael; OGIEVETSKY, Vadin; HEER, Jeffrey. D3 data-driven documents. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 17, n. 12, p. 2301–2309, 2011.
CAO, Nan; GOTZ, David; SUN, Jimeng; QU; Huamin. DICON: Interactive visual analysis of multidimensional clusters. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 17, n. 12, p. 2581-2590, 2011.
CARD, Stuart K.; MACKINLAY, Jock D.; SHNEIDERMAN, Ben. Readings in Information Visualization, using vision to think. Morgan Kaufmann, Cal. USA, 1999.
CUI, Weiwei, LIU, Shixia, TAN, Li, SHI, Conglei, SONG, Yangqiu, GAO, Zekai, QU, Huamin, TONG, Xin. Textflow: towards better understanding of evolving topics in text. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 17, n. 12, p. 2412–2421, 2011.
DADOS ABERTOS. Portal Brasileiro de Dados Abertos. Available at: <http://dados.gov.br/>. Accessed: 22 Jul. 2017.
D3. Data-Driven Documents. Available at: < http://d3js.org/>. Accessed: 22 jul. 2017.
FEW, Stephen. Now you see it: simple visualization techniques for quantitative analysis, Analytics. Press, 2009.
FREITAS, Carla M. D. S; WAGNER, Flávio R. Suporte às tarefas da análise exploratória visual. Revista de Informática Teórica e Aplicada, vol. 2, n.1, p. 5-36, jan. 1995.
GENG, Zhao; PENG, ZhenMin; LARAMEE, Robert S.; ROBERTS, Johathan C.; WALKER, Rick. Angular histograms: frequency-based visualizations for large, high dimensional data. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 17, n. 12, p. 2572–2580, 2011.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Microdados do Enem 2014. Available at: <http://portal.inep.gov.br/>. Accessed: 10 Dec. 2017.
JENNY, Bernhard. Adaptive composite map projections. IEEE Transactions on Visualization and Computer Graphics, vol. 18, n. 12, p. 2575–2582, 2012.
LUZZARDI, Paulo R. G. Critérios de Avaliação de Técnicas de Visualização de Informações Hierárquicas. 2003. Tese (Doutorado em Ciência da Computação) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
MÁCHOVÁ, Renata; LNENICKA, Martin. Evaluating the Quality of Open Data Portals on the National Level. Journal of Theoretical and Applied Electronic Commerce Research, vol. 12, n. 1, p. 21-41, jan. 2017.
NVD3. Re-usable Charts for D3. Available at: <http://nvd3.org/>. Accessed: 22 jul. 2017.
SHIXIA, Liu; WEIWEI, Cui; YINGCAI, Wu; MENGCHEN, Liu. A survey on information visualization: recent advances and challenges. The Visual Computer, vol. 30, n. 12, p. 1373-1393, 2014.
WARD, Matthew; GRINSTEIN, Georges; KEIN, Daniel. Interactive data visualization: foundations, techniques, and applications. CRC Press, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Robson Rodrigues Lemos, Alexandre Leopoldo Golçalves, César Cardoso Santos, Maykon Carlos Freitas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.