Visualização de dados do exame nacional brasileiro do ensino médio: VisDadosEnem

Autores

  • Robson Rodrigues Lemos Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0003-0750-6859
  • Alexandre Leopoldo Golçalves Universidade Federal de Santa Catarina
  • César Cardoso Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maykon Carlos Freitas Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p124

Palavras-chave:

Visualização da Informação, Ciência dos Dados, Dados Abertos, Educação

Resumo

Hoje em dia, a partir da quantidade de dados disponíveis surgem situações em que a visualização da informação torna-se fundamental para o entendimento e interpretação dos dados. Dentro deste contexto, este estudo tem como objetivo relacionar e explorar, através de técnicas de visualização, dados abertos educacionais em um contexto multidisciplinar. Para tal, foi desenvolvida uma aplicação web para visualização de dados do exame nacional Brasileiro do ensino médio (ENEM). Neste estudo foram utilizados os microdados do ENEM, a partir do portal Brasileiro de dados abertos. Como resultado das análises comparativas realizadas sobre os dados, por estados, regiões e tipos de escolas, foram observados quais estados obtiveram as maiores e menores médias do ENEM em relação às médias nacionais. Por exemplo, no estado de Santa Catarina os alunos oriundos de escolas particulares obtiveram 12.70% acima da média nacional para este tipo de escola e a menor média de idade dos alunos inscritos correspondendo a 21,6 anos de idade. A aplicação web de visualização possibilitou uma análise comparativa sobre o conjunto de dados do ENEM e a exploração de possibilidades de visualização que seriam dificilmente possíveis de realizar por meio de representações tradicionais.

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Biografia do Autor

Robson Rodrigues Lemos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciência da Computação - University of Calgary - Canadá (2004). Atualmente é Professor da Universidade Federal de Santa Catarina (Campus Araranguá) e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC). Tem experiência em pesquisa e desenvolvimento (incluindo a indústria de software) na área de Ciência da Computação, com ênfase em Computação Gráfica, atuando principalmente nos seguintes temas: Visualização de Dados, Anatomia Virtual Interativa, Jogos Sérios, Interação Humano-Computador e Tecnologias Interativas para Educação. Atua como líder do Grupo de Pesquisa Ciência e Visualização de Dados (LabData) e do Grupo de Pesquisa Anatomia Humana e Aprendizagem Interativa (LabAnatomiaInterativa) e participa do Grupo de Pesquisa Mídia e Conhecimento (LabMídia) do CNPq/UFSC. ORCID (orcid.org/0000-0003-0750-6859).

Alexandre Leopoldo Golçalves, Universidade Federal de Santa Catarina

Alexandre Leopoldo Gonçalves possui graduação em Ciência da Computação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2000 e 2006. Atualmente é Professor Adjunto lotado no Campus Araranguá/UFSC, e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação/UFSC. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação e Engenharia do Conhecimento atuando principalmente nos seguintes temas: Extração e Recuperação de Informação, Descoberta de Conhecimento, Engenharia de Ontologia, Sistemas de Recomendação e Internet das Coisas.

César Cardoso Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando no Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação

Maykon Carlos Freitas, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduando no Bacharelado em Tecnologias da Informação e Comunicação

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Publicado

2018-09-06

Como Citar

LEMOS, Robson Rodrigues; GOLÇALVES, Alexandre Leopoldo; SANTOS, César Cardoso; FREITAS, Maykon Carlos. Visualização de dados do exame nacional brasileiro do ensino médio: VisDadosEnem. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 53, p. 124–136, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p124. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p124. Acesso em: 8 nov. 2024.