Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social

Autores

  • Luiz Felipe Correa Chiaradia Universidade Federal de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-9744-6986
  • Douglas Dyllon Jeronimo Macedo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Moisés Lima Dutra Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p147

Palavras-chave:

CRM Social, Web 2.0, Inteligência Competitiva, Microsserviços

Resumo

A explosão informacional, impulsionada, principalmente, pelo uso massivo de serviços da Web 2.0 é vista como um desafio para as noções tradicionais do CRM, considerando-se que o consumidor passa a ter um papel ativo no relacionamento com a empresa. Neste contexto, surge o CRM Social que é construído a partir da integração das estratégias tradicionais da Gestão de Relacionamento com o Cliente com ferramentas capazes de recuperar, armazenar e analisar informações coletadas das redes sociais. Por meio de uma pesquisa qualitativa e aplicada, este artigo busca abordar os conceitos das áreas de gestão de relacionamento com o cliente, CRM Social e Web 2.0, enumerando as características e benefícios oferecidos. Baseando-se nestas definições, propõe uma arquitetura de microsserviços para um sistema de CRM Social, que, apesar de aplicável para o enquadramento em questão, deverá ser testada com o intuito de determinar se a mesma atende aos requisitos propostos, visando performance e acurácia nas análises.

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Biografia do Autor

Luiz Felipe Correa Chiaradia, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de mestrado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PGCIn) na Universidade Federal de Santa Catarina

Douglas Dyllon Jeronimo Macedo, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina

Moisés Lima Dutra, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor do Departamento de Ciência da Informação na Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

2018-09-06

Como Citar

CHIARADIA, Luiz Felipe Correa; MACEDO, Douglas Dyllon Jeronimo; DUTRA, Moisés Lima. Uma proposta de arquitetura de microsserviços aplicada em um sistema de CRM social. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 23, n. 53, p. 147–159, 2018. DOI: 10.5007/1518-2924.2018v23n53p147. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2018v23n53p147. Acesso em: 21 nov. 2024.