A consistência na indexação automática por atribuição de artigos científicos na área de Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2018v23n53p64Palavras-chave:
Indexação automática por atribuição, Palavras-chave, Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação, Consistência na indexação, Artigos de periódico científicoResumo
Avalia a qualidade da indexação automática por atribuição de artigos científicos brasileiros na área de Ciência da Informação via índice de consistência. Trata-se de uma pesquisa exploratória e experimental. O experimento computacional constitui da indexação automática por atribuição do corpus de 60 artigos científicos selecionados por Souza (2005), aplicando o Sistema de Indización Semi-Automático (SISA) com os descritores do Tesauro Brasileiro de Ciência da Informação (TBCI). Os termos atribuídos pelo SISA foram comparados com as palavras-chave dos autores, adotando-se o critério de consistência relaxada. Foi obtido um índice de consistência médio de 14% com a atribuição de termos gerais habilitada na configuração do SISA, e 19% sem habilitar a atribuição de termos gerais. Conclui-se que, a indexação automática por atribuição de artigos do corpus gera uma qualidade satisfatória em termos de índice de consistência quando não são incluídos os termos gerais. Também foi constatado que a atribuição de palavras-chave pelos autores precisa de uma melhor qualidade e quantidade para representar o conteúdo informacional dos artigos.
Downloads
Referências
CORRÊA, R. F.; LAPA, R. C. Panorama de Estudos sobre indexação automática no âmbito da Ciência da Informação no Brasil (1973-2012). Ciência da Informação. Brasília, DF, v. 42, n. 2, p. 255-273, 2013.
FUJITA, M. S. L. A representação documentária de artigos científicos em educação especial: orientação aos autores para determinação de palavras chaves. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília, v. 10, n. 3, p.257-272, 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996. 159 p.
GUINCHAT, C.; MENOU, M. Introdução geral às Ciências e técnicas da informação e documentação. 2. ed. corr. aum. Brasília: IBICT, 1994.
KOBASHI, N. Y. A elaboração de informações documentárias: em busca de uma metodologia.1994. 195 f. Tese - Doutorado em Ciências da Comunicação, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.
LAPA, R.; CORRÊA, R. F. Indexação Automática no Âmbito da Ciência da Informação no Brasil. Informação & Tecnologia (ITEC). Marília/João Pessoa, v. 2, n. 1, p.1-18, 2014.
LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. ver. atual. Brasília: Briquet de. Lemos, 2004.
LEIVA, I. G. La automatización de la indización de documentos. Gijón: Trea, 1999.
LEIVA, I. G., Consistencia en la asignación de materias en bibliotecas públicas del Estado. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, n. 63, p. 69-96, 2001.
LEIVA, I. G., Manual de Indizacíon: Teoría y Prática. Gijón: Trea, 2008. 429p.
LIMA, V. N. M. A.; BOCCATO, V. R. C. O desempenho terminológico dos descritores em ciência da informação do vocabulário controlado do SIBi/usp nos processos de indexação manual, automática e semi-automática. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 14, n. 1, p. 131-151, 2009.
MIGUÉIS, A. et al. A importância das palavras-chave dos artigos científicos da área das Ciências Farmacêuticas, depositados no Estudo Geral: estudo comparativo com os termos atribuídos na MEDLINE. InCID: Revista de Ciência, Informação e Documentação, v. 4, n. 2, p.112-125, 2013.
NARUKAWA, C. M.; LEIVA, I. G.; FUJITA, M. S. L., Indexação automatizada de artigos de periódicos científicos: análise da aplicação do software SISA com uso da terminologia DeCS na área de Odontologia. Informação & Sociedade: Estudos, v. 19, n. 2, 2009.
NARUKAWA, C. M. Estudo de Vocabulário Controlado na Indexação Automática: Aplicação no Processo de Indexação do Sistema de Indización Semiautomatica (SISA). 2011. 222 f. Dissertação – Mestrado em Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2011.
ROBREDO, J. Documentação de hoje e de amanhã: uma abordagem revisitada e contemporânea da Ciência da Informação e de suas aplicações biblioteconômicas, documentárias, arquivísticas e museológicas. 4. ed. rev. e ampl. Brasília DF: Edição de autor, 2005. 410 p.
SOUZA, R. R. Uma proposta de metodologia para escolha automática de descritores utilizando sintagmas nominais. 2005. 215 f. Tese – Doutorado em Ciência da Informação, Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
SOUZA, R. R. Uma proposta de metodologia para indexação automática utilizando sintagmas nominais. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis, v. 11, n. esp., p. 42-59, 2006.
SOUZA, R. R.; RAGHAVAN, K. S. A methodology for noun phrase-based automatic indexing. Knowledge Organization, v. 33, n. 1, p. 45-56, 2006.
SOUZA, R. R.; RAGHAVAN, K. S. Extraction of keywords from texts: an exploratory study using Noun Phrases. Informação & Tecnologia (ITEC). Marília/ João Pessoa. v. 1, n. 1. p. 5-16, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Márcio Aércio Silva Bandim, Renato Fernandes Corrêa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.