Comunicação Científica Visual: abordagens na Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019.e57995Palavras-chave:
Comunicação científica visual, Canais de comunicação, Documentos iconográficos, Revisão integrativaResumo
O presente artigo apresenta uma discussão acerca da comunicação científica realizada com base em registros visuais, conceituada como comunicação científica visual. Para tal abordagem, realizou-se uma revisão integrativa buscando identificar, a partir de um levantamento na Base de Dados Referenciais de Artigos e Periódicos em Ciência da Informação (BRAPCI), na Base de Dados de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICIT) e nos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIB), a compreensão acerca desse conceito e de como a comunicação científica visual é discutida na área da Ciência da Informação (CI), com ênfase nos documentos iconográficos. Os resultados levantados evidenciam que a comunicação realizada nessa área do conhecimento se restringe aos documentos escritos e textuais, com ênfase na análise bibliométrica de periódicos científicos. Assim, tem-se como consideração final que há uma incipiência de trabalhos que contemplam os registros visuais como sendo portadores de um dado conhecimento científico que possibilita a divulgação de informações científicas sobre uma determinada temática. Destarte, o trabalho inicial realizado possibilita um debate que verse sobre a referida temática contribuindo para uma discussão mais abrangente no que concerne à publicização da produção de informações científicas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Robson Lopes de. Da disseminação seletiva à web syndication: uma proposta para a comunicação científica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: UFBA, 2007.
ARQUIVO NACIONAL. Dicionário brasileiro de terminologia arquivística. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2005.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BOTELHO, Louise Lira Roeldel; CUNHA, Cristiano Castro Almeida; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v.5, n. 11, p. 121-136, maio/ago. 2011. Disponível em: http://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 20 dez. 2017.
BRAPCI [internet]. Paraná; c2018 [acesso em 10 jan. 2018]. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/
CRISTOVÃO, Heloisa Tardin. Da comunicação informal a comunicação formal: identificação da frente de pesquisa através de filtros de qualidade. Ciência da Informação, Brasília, v. 4, n.1, pp. 3-36,1979.
CURVO, Plácido Flaviano. Comunicação informal entre pesquisadores e extensionistas na área agrícola. Ciência da Informação, Brasília, v. 12, n. 2, p. 25-42,1983.
ENANCIB [internet]. Rio de Janeiro; c2018 [acesso em 10 jan. 2018]. Disponível em:
FREIRE, Isa Maria. Comunicação de informações tecnológicas para o meio rural. Ciência da Informação, Brasília, v. 13, n. 1, pp. 67-71, 1984.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.
GONÇALVES, Marcio; FREIRE Isa. Processo de comunicação da informação em empresas de uma incubadora tecnológica. Ciência da Informação. Brasília, v. 36 n. 2,16-26, mai./ago. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-19652007000200002 Acesso em: 22 dez. 2017.
IBICT. [internet]. Brasília; c2018 [acesso em 10 jan. 2018]. Disponível em: http://www.ibict.br/
MEADOWS, Arthur. Jack. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
MENDES, Karina Dal Sasso; SILVEIRA, Renta Cristina de Campos Pereira; GALVÃO, Cristina Maria. Revisão integrativa: Método de pesquisa para incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 17, n. 4, p. 758–64, 2008.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual: contribuições para uma metodologia didática. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
OLIVEIRA, Ricardo. Lourenço; CONDURU, Roberto. Nas frestas entre a ciência e a arte: uma série de ilustrações de barbeiros do Instituto Oswaldo Cruz’. História, Ciências, Saúde, Manguinhos, v. 11, n. 2: p. 335- 384 mai/ago. 2004.
PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro. Constituição epistemológica e social da comunicação científica no Brasil. In: PINHEIRO, Lena Vania Ribeiro, OLIVEIRA, Eloisa da Conceição Príncipe (orgs.). Múltiplas facetas da comunicação e divulgação científicas. Brasília: IBICIT, 2012. pp. 115-148. Disponível em: http://livroaberto.ibict.br/bitstream/1/711/1/M%C3%BAltiplas%20facetas%20da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20divulga%C3%A7%C3%A3o%20cient%C3%ADficas.pdf. Acesso em: 21 dez. 2017.
RIBEIRO, Emanuela Sousa; SANTOS, Ana Cláudia de Araújo. Comunicação científica visual e semiformal: registros fotográficos da doença de Chagas em Pernambuco em meados do século XX. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 17., 2016, Salvador. Anais do XVII Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Salvador: UFBA, 2016.
RIBEIRO, José. As imagens da Ciência. Porto: Universidade Aberta, 1993. Disponível em: http://bocc.ubi.pt/pag/ribeiro-jose-as-imagens-da-ciencia.html. Acesso em: 20 dez. 2017.
SAMPIERI, Roberto Hernández. Metodologia de pesquisa. 3ª ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2004. 227 p.
SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite; ZAFALON; Zaira Regina. Acervos fotográficos em bibliotecas: um desafio metodológico. In: SOUSA; Lucília Maria Abrahão; FUJITA; Mariângela Spotti Lopes; GRACIOSO; Luciana de Souza (orgs.). A Imagem em ciência da informação: reflexões teóricas e experiências práticas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
TARGINO, Maria das Graças. Comunicação científica: uma revisão de seus elementos básicos. Paraíba: Revista Informação & Sociedade: Estudos. João Pessoa, v. 10 n. 2, pp. 1-26, 2000. Disponível em: http://www.ies.ufpb.br/ojs/index.php/ies/article/view/326. Acesso em: 20 dez. 2017.
ZIMAN, John. Conhecimento público. Belo Horizonte, Itatiaia, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Ana Claudia de Araujo Santos, Edvaldo Carvalho Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.