Escolarização, Capital Cultural e Competência em Informação: reflexões acerca do envolvimento da tríade no desenvolvimento social dos sujeitos
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2019v24n54p14Palavras-chave:
Capital Cultural, Competência em Informação, Escolarização, Desenvolvimento SocialResumo
É por meio da capacidade de aprender a aprender, do conjunto de habilidades que constituem o processo de competência em informação que se pode aproveitar o potencial de circulação de informações dentro e fora da web. Entretanto, um prévio acesso a recursos escolares, culturais e informacionais torna-se indispensável. De natureza bibliográfica e exploratória, este artigo aborda as relações entre o conjunto de capitais potencialmente acumulados pelos sujeitos ao longo de sua trajetória, seu processo de escolarização e a capacidade de se tornar “competente” no uso de informações e conhecimento. Para tanto, o referencial teórico fundamenta-se nos Estudos Sociais da Ciência e da Informação de forma analisar processos sociais e informacionais como os de “Capital Cultural” e “Competência em Informação”, que estariam intrinsecamente envolvidos no acesso competente à informação. A conclusão é a de que estes processos, adquiridos e desenvolvidos pelos sujeitos, são determinantes no uso efetivo de fontes confiáveis de informação, promovendo autonomia na aquisição de conhecimentos e contribuindo para o desenvolvimento social dos cidadãos.
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