Serendipidade no contexto da Ciência da Informação: perspectivas para os estudos com sujeitos informacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e72056

Palavras-chave:

Serendipidade, Comportamento Informacional, Competência em Informação, Sujeitos Informacionais

Resumo

Objetivo: A serendipidade se consolidou no âmbito das descobertas científicas e tem sido investigada na literatura científica internacional do campo da Ciência da Informação no que diz respeito à interação dos sujeitos informacionais com ambientes e sistemas de informação, bem como com a informação propriamente dita. Considerando sua importância nas áreas de estudo que tratam sobre os sujeitos informacionais, este artigo tem como objetivos: investigar como a serendipidade tem sido abordada no contexto da Ciência da Informação em relação aos seus aspectos teórico-conceituais; e apresentar suas contribuições preliminares para os estudos de Comportamento Informacional e Competência em Informação.

Método: Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa.

Resultado: Os resultados demonstram que a serendipidade contribui de forma significativa com os estudos mencionados.

Conclusões: Conclui-se que a Ciência da Informação brasileira poderia desenvolver estudos teóricos e empíricos em relação à serendipidade, de modo a aplicar seus fundamentos em pesquisas junto aos sujeitos informacionais.

Biografia do Autor

Fernando Luiz Vechiato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Adjunto II, Departamento de Ciência da Informação

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Adjunto III, Departamento de Ciência da Informação

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Publicado

2020-09-02