A formação do profissional da informação relacionada às tecnologias de informação: os bibliotecários na perspectiva da literatura, reflexões

Maria Tereza Machado Teles Walter

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2005v10n19p1

A maciça introdução das tecnologias de informação e de comunicação no contexto de trabalho dos profissionais da informação redundou em modificações na forma de atuar, nas perspectivas de fornecimento de informações e geração de produtos e serviços para os usuários e nas necessidades de formação e educação. Esse trabalho aborda alguns pontos relativos às dificuldades do equacionamento das disciplinas de conteúdo tecnológico no processo de formação dos bibliotecários e como essas questões têm sido observadas na literatura. Discute-se, também, as zonas de interface com outros segmentos profissionais e quanto se deve garantir de características distintivas de forma a manter a competitividade profissional dos bibliotecários no mercado de trabalho.


Palavras-chave


Profissional da informação; Bibliotecário; Formação profissional; Tecnologia de informação; Information professionals; Librarian; Professional education; Information technology.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2005v10n19p1



Direitos autorais 2005 Maria Tereza Machado Teles Walter

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)