O produtor e o conteúdo da informação na internet: um estudo sobre o tema educação ambiental em páginas e sites brasileiros

Margarete Pereira Friedrich, Fábio Castro Gouveia, Jaqueline Leta

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p157

 

Nos últimos 20 anos, a internet consolidou-se como um eficiente meio de difusão da informação devido a sua forma rápida e inovadora que permite a troca de conhecimento em nível global. Informações sobre Educação Ambiental (EA) são veiculadas cada vez mais por diferentes mídias, dentre elas a internet, o que favoreceu a ampliação dos canais de comunicação e divulgação do conhecimento em torno dessa temática, que também cresceu significativamente nas últimas décadas. Ao longo de sua breve história, o termo EA ganhou um significado mais amplo, abrangendo não apenas questões biológicas e de saúde, mas também culturais, socioeconômicas, político-pedagógicas e humanistas. O presente trabalho analisou o tipo de informação produzida e difundida pelas webpages brasileiras que foram apontadas por outras webpages por terem sido reconhecidas pelo termo EA. Utilizou-se nesta pesquisa o operador de busca Google: allinanchor, que possibilitou a recuperação deste tipo de webpages. Inicialmente foram coletadas 837 webpages, mas devido a duplicidades e problemas técnicos de acesso às paginas, o universo de pesquisa ficou reduzido a 617. Estas webpages foram classificadas de acordo com o tipo de informações que veiculam, como: o tipo de domínio, de atividade, de conteúdo e de representação social e conceitual. Os resultados demonstraram um amplo envolvimento das esferas institucionais, governo, setor privado, universidade, e terceiro setor, que disponibilizam suas ações de EA por meio eletrônico, abrangendo prioritariamente projetos educacionais e programas comunitários, nos quais predomina a visão integrada da relação entre homem, sociedade e meio ambiente.


Palavras-chave


Informação; Google; Webometria; Ligações.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17n34p157



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