Biblioterapia para crianças internadas no hospital universitário da ufsc: uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2002v7n14p38Palavras-chave:
Biblioterapia, Leitura - função terapêutica, Crianças hospitalizadas - leitura, Crianças hospitalizadas – biblioterapia, CatarseResumo
Biblioterapia desenvolvida por professora e alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina junto a crianças hospitalizadas. O objetivo primário foi humanizar o processo de tratamento das crianças realizando a leitura de histórias com propósitos terapêuticos. Como metodologia, procedeu-se à leitura em grupo e à leitura individual. Utilizou-se alguns recursos lúdicos como música, dramatização, “contação” e gravuras. A avaliação baseou-se no resgate das impressões das crianças acerca das histórias lidas, em observações da coordenadora do programa de leitura, em depoimentos dos acadêmicos colaboradores do projeto biblioterapêutico e da psicóloga da Divisão Pediátrica do Hospital. Os resultados obtidos confirmaram que a biblioterapia conduz à pacificação das emoções pela satisfação das necessidades estéticas.Downloads
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