Biblioterapia para crianças internadas no hospital universitário da ufsc: uma experiência

Autores

  • Clarice Fortkamp Caldin UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2002v7n14p38

Palavras-chave:

Biblioterapia, Leitura - função terapêutica, Crianças hospitalizadas - leitura, Crianças hospitalizadas – biblioterapia, Catarse

Resumo

Biblioterapia desenvolvida por professora e alunos do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina junto a crianças hospitalizadas. O objetivo primário foi humanizar o processo de tratamento das crianças realizando a leitura de histórias com propósitos terapêuticos. Como metodologia, procedeu-se à leitura em grupo e à leitura individual. Utilizou-se alguns recursos lúdicos como música, dramatização, “contação” e gravuras. A avaliação baseou-se no resgate das impressões das crianças acerca das histórias lidas, em observações da coordenadora do programa de leitura, em depoimentos dos acadêmicos colaboradores do projeto biblioterapêutico e da psicóloga da Divisão Pediátrica do Hospital. Os resultados obtidos confirmaram que a biblioterapia conduz à pacificação das emoções pela satisfação das necessidades estéticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarice Fortkamp Caldin, UFSC - Florianópolis - SC

"Professor Assistente 3 da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes - CNPq"

Downloads

Publicado

2002-01-01

Como Citar

CALDIN, Clarice Fortkamp. Biblioterapia para crianças internadas no hospital universitário da ufsc: uma experiência. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 38–54, 2002. DOI: 10.5007/1518-2924.2002v7n14p38. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2002v7n14p38. Acesso em: 30 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos