Conceitos de informação e texto nas abordagens do ponto de vista cognitivo na ciência da informação e do processamento da informação na psicologia cognitiva – uma visão interdisciplinar

Shirley Guimarães Pimenta

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p40

 

A interação entre usuário, informação e texto é de interesse da Ciência da Informação embora essa interação tenha merecido insuficiente atenção na literatura. Esta questão é abordada no presente artigo cujo principal propósito é contribuir na discussão da afinidade teórica entre o ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e a abordagem do processamento da informação na Psicologia Cognitiva. Inicialmente, a natureza interdisciplinar da Ciência da Informação é discutida e justificada como meio de aprofundamento e fortalecimento do seu arcabouço teórico, o que ajuda a evitar estagnação e proporciona a manutenção do compasso com áreas relacionadas. Em segundo lugar, a discussão tece considerações quanto ao Paradigma Cognitivo, o qual está na origem da abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação. As implicações desse paradigma para as ciências sociais são salientadas tendo em vista a mudança de foco do objeto ou sinal para o indivíduo. Além disso, debatida a noção de modelos de mundo, i.e., sistemas de categorias e conceitos que orienta a interação do indivíduo com seu meio. Em terceiro lugar, a suposição teórica da abordagem do ponto de vista cognitivo é discutida com ênfase no conceito de ‘informação’ como consequência de processos cognitivos bem como associado à noção de texto. A abordagem assinala a relevância do entendimento da interação entre informação, texto e indivíduo, porém são observadas lacunas quanto a tal realce. Utilizando-se de noções que são comuns a ambas as abordagens, propõe-se que algumas dessas lacunas possam ser preenchidas. Finalmente, o conceito de ‘texto’, seus principais elementos e estruturas são apresentados de acordo com perspectiva de modelos de compreensão de texto na abordagem do processamento da informação. Como conclusão, sugere-se que a aproximação do ponto de vista cognitivo e a da abordagem do processamento da informação pode enriquecer e ser frutífera para Ciência da Informação e Psicologia Cognitiva, como por exemplo no desenvolvimento de modelos de gestão da informação e do conhecimento mais efetivos e humanizados.


Palavras-chave


Informação; Texto; Processos cognitivos; Compreensão textual; Ponto de Vista Cognitivo; Processamento da Informação; Ciência da Informação.

Texto completo:

PDF-A


DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp1p40



Direitos autorais 2012 Shirley Guimarães Pimenta

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)