Serviços de informação acessíveis para deficientes visuais em bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior no município de Florianópolis

Autores

  • Yara Menegatti

Palavras-chave:

Serviços de informação, Bibliotecas universitárias- Acessibilidade, Bibliotecas universitárias- Deficientes visuais

Resumo

Aborda-se a temática da acessibilidade voltada aos serviços de informação em bibliotecas universitárias do município de Florianópolis. A relevância do estudo justifica-se pela ampliação do acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior, criando novas demandas de serviços nas bibliotecas universitárias. O objetivo geral foi identificar os serviços de informação das bibliotecas universitárias das instituições de ensino superior de Florianópolis, acessíveis aos deficientes visuais. Como objetivos específicos foram estabelecidos: caracterizar os serviços de informação das bibliotecas universitárias das IES de Florianópolis acessíveis aos deficientes visuais, de acordo com a bibliografia sobre o tema; verificar a conformidade dos serviços disponibilizados pelas IES com as especificações legais e técnicas; e identificar os fatores que influenciam no acesso aos serviços de informação das bibliotecas universitárias pelos deficientes visuais. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo, empregando o método exploratório. A pesquisa foi realizada por meio das seguintes etapas: a) levantamento de dados sobre as bibliotecas que formaram o universo de pesquisa, por meio de seus sites institucionais; b) entrevista com os gestores das bibliotecas, tomando por base as diretrizes da IFLA, disponíveis no documento intitulado “Bibliotecas para cegos na era da informação: diretrizes de desenvolvimento”; c) observação das bibliotecas in loco,com base na NBR 9050; d) entrevista com a Coordenadora da Biblioteca Virtual da ACIC; e) tabulação dos dados; e f)análise e interpretação dos dados. Foram identificados 14 deficientes visuais matriculados nas IES de Florianópolis, distribuídos em três instituições. Concluiu-se que os serviços de informação não são acessíveis aos deficientes visuais; apenas uma biblioteca oferece serviços voltados a essas pessoas (7,14%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-12-05

Como Citar

MENEGATTI, Yara. Serviços de informação acessíveis para deficientes visuais em bibliotecas universitárias de instituições de ensino superior no município de Florianópolis. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 17, n. 35, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/27269. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.