O papel das bibliotecas universitárias na comunicação científica: um estudo sobre os repositórios institucionais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2012v17nesp2p174Palavras-chave:
Repositórios institucionais, Comunicação Científica, Acesso livre ao conhecimento, Gestão do conhecimento científico, Instituições de Educação SuperiorResumo
Trata-se de um trabalho de revisão de literatura, seguida de uma pesquisa realizada por meio de questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, com o objetivo deobter informações sobre o panorama de implantação de repositórios institucionais de acesso livre à informação científica pelas universidades do Brasil. A pesquisa foi dividida em três etapas: análise dos sites institucionais das 102 IES identificadas pelo sistema e-MECvisando localização do e-mail para contato das bibliotecas; aplicação de um questionário constituído de doze questões - nessa etapa foram obtidas 52 respostas, sendo que 19 instituições afirmaram possuir RI e 33 instituições afirmaram não possuir RI; na terceira etapa adotou-se como técnica de coleta de dados a observação direta dos sites institucionais das 50 IES que não responderam ao questionário eletrônico, nessa etapa foram identificados 15 repositórios institucionais. O estudo mostra que a disseminação da produção científica da instituição,apontada por todas as 19 instituições que afirmaram possuir RI, como o principal fator para a sua implantação. Entretanto, a principal dificuldade encontrada para a implantação dos RIs, destacada nesse trabalho, explicita a falta de recursos humanos capacitados nas IES públicas do país para trabalharem na construção e no gerenciamento de repositórios. Com o estudo percebe-se apenas 33,3% das IES pesquisadas possuem RI.
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