Abordagem metodológica para o estudo comparativo entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e Paraguai

Autores

  • José Antonio Moreiro González Universidad Carlos III de Madrid.
  • Fernanda Melo Alves Universidad Carlos III de Madrid.
  • Martins Fernando Guambe Universidad Carlos III de Madrid.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p157

Palavras-chave:

Biblioteca digital, Brecha digital, Países em desenvolvimento, Indicadores de impacto, Cooperação interbibliotecária

Resumo

O presente artigo expõe resultados de uma tese de doutoramento em andamento sobre o impacto social das bibliotecas digitais, através de um estudo comparativo entre Brasil, Moçambique e Paraguai. Investigam-se os sistemas integrados das Bibliotecas das Universidades de São Paulo, Eduardo Mondlane e Nacional de Assunção, a través de indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação do impacto das bibliotecas digitais. Aplicam-se os indicadores em questionários e entrevistas realizados aos usuários, estudantes, docentes, bibliotecários, pessoal auxiliar e responsáveis das unidades em estudo. Os resultados obtidos visam fomentar a criação de outras bibliotecas similares, diminuir a exclusão digital e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável de cada país.

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Publicado

2013-08-13

Como Citar

MOREIRO GONZÁLEZ, José Antonio; MELO ALVES, Fernanda; GUAMBE, Martins Fernando. Abordagem metodológica para o estudo comparativo entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e Paraguai. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 18, n. 37, p. 157–174, 2013. DOI: 10.5007/1518-2924.2013v18n37p157. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2013v18n37p157. Acesso em: 28 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos