Abordagem metodológica para o estudo comparativo entre as Bibliotecas digitais em Moçambique, Brasil e Paraguai

José Antonio Moreiro González, Fernanda Melo Alves, Martins Fernando Guambe

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p157

 

O presente artigo expõe resultados de uma tese de doutoramento em andamento sobre o impacto social das bibliotecas digitais, através de um estudo comparativo entre Brasil, Moçambique e Paraguai. Investigam-se os sistemas integrados das Bibliotecas das Universidades de São Paulo, Eduardo Mondlane e Nacional de Assunção, a través de indicadores qualitativos e quantitativos de avaliação do impacto das bibliotecas digitais. Aplicam-se os indicadores em questionários e entrevistas realizados aos usuários, estudantes, docentes, bibliotecários, pessoal auxiliar e responsáveis das unidades em estudo. Os resultados obtidos visam fomentar a criação de outras bibliotecas similares, diminuir a exclusão digital e contribuir de forma significativa para o desenvolvimento sustentável de cada país.


Palavras-chave


Biblioteca digital; Brecha digital; Países em desenvolvimento; Indicadores de impacto; Cooperação interbibliotecária.

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2013v18n37p157



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Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

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