Recursos educacionais abertos: mapeamento da comunicação científica

Autores

  • Jimena de Mello Heredia Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa identifica os artigos publicados em periódicos indexados nas bases da plataforma Web of Science e seus respectivos autores e instituições, com o objetivo de caracterizar a produção científica sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), no âmbito do Ensino Superior e então mapear a comunicação científica desse tema. Na etapa quantitativa, identificam-se 115 artigos autorais de 243 pesquisadores, publicados em 43 periódicos, entre 2008 e 2014. Na etapa qualitativa, descartam-se 6 artigos, de modo que a análise de conteúdo se centra em 99 artigos em inglês, 8 em espanhol e 2 em português, totalizando 109 artigos analisados na íntegra. Como resultado, caracterizou-se a produção científica sobre Recursos Educacionais Abertos de Ensino Superior nesse período: uma temática nova de pesquisa, cujo núcleo das publicações se concentra em um periódico canadense e na área da educação.

Biografia do Autor

Jimena de Mello Heredia, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina. É bacharel em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e especialista em Educação a Distância pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2012). Trabalha como designer instrucional no Laboratório de Mídias Integradas (LABMIN/UFSC) desde 2010.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

HEREDIA, . de M. Recursos educacionais abertos: mapeamento da comunicação científica. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40066. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações