Produtividade e impacto de pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação: análise dos autores do ENANCIB 2013
Palavras-chave:
Comunicação científica, Impacto científico, Produtividade científica, Cientometria, Índice-h, Elite científicaResumo
O índice-h é a mais bem sucedida redução de medida de produtividade e impacto científico. Considerando isto, a pesquisa se propõe a explorar o índice-h dos pesquisadores brasileiros em Ciência da Informação, evidenciando características que possuam relação com o impacto de um pesquisador. Foram analisados indicadores e características de 295 autores de trabalhos no Encontro Nacional em Ciência da Informação de 2013, buscando o índice-h nas bases de dados Web of Science, Scopus e Google Scholar e levantando dados junto à base de currículos Lattes/CNPq. Os resultados mostram forte correlação do índice-h com o tempo de dedicação à pesquisa e com a obtenção de títulos acadêmicos, o que indica que o índice pode ser utilizado para avaliação de programas de pós-graduação na área. A baixa citação nas bases de dados internacionais Scopus e Web of Science revela pouco impacto internacional da CI brasileira e há pouca relação entre a incidência de bolsa de produtividade PQ e indicadores naquelas bases. A citação dos brasileiros no Google Scholar é mais expressiva e revela maior correlação entre bolsa PQ e índice h. Isso permite conjeturar diferentes composições da elite de pesquisa de Price, conforme a base de dados adotada.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Manuela Soares Da Fonseca

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.