A conduta ética dos arquivistas participantes do serviço de informação ao cidadão em universidades federais da região sul

Autores

  • Priscila Lopes Menezes Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Lei de Acesso à Informação, Ética, Arquivistas

Resumo

Estudo sobre a percepção ética dos arquivistas que compõem o quadro de pessoal permanente das universidades federais da região sul do Brasil e participantes em equipe de Serviço de Informação ao Cidadão. Objetiva conhecer a conduta dos profissionais quanto ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação - 12.527/2011. Expõe como problemática a análise de estratégias e meios pelos quais se dá o atendimento a procedimentos éticos, a fim de consentir o direito de acesso à informação pública para todos. Explicita aspectos sobre a informação, os arquivos, a cidadania, a lei brasileira de acesso à informação e a ética profissional. Teoricamente, a pesquisa fundamenta-se no construcionismo e configuracionismo social, ao lado da teoria das representações sociais, caracterizando-se como pesquisa qualitativa. A metodologia aplicada considera a utilização do Discurso do Sujeito Coletivo como instrumento de apoio à coleta, tratamento e análise de dados. Os resultados demonstram uma implementação parcial da Lei de Acesso à Informação, refletindo no comportamento dos servidores públicos. Estes se preocupam, de modo limitado, com o fato de que, ao transferirem informação para a sociedade, influenciam no discernimento e comportamento social dos indivíduos; firmam-se na ética do dever, desempenhando suas atividades devido à obrigação, e não de maneira reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Lopes Menezes, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2007) e mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é arquivista da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Arquivologia, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à informação, arquivo, ética, usuário e profissional de arquivo.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

MENEZES, Priscila Lopes. A conduta ética dos arquivistas participantes do serviço de informação ao cidadão em universidades federais da região sul. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40068. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)