A biblioteca universitária na educação à distância: papel, características e desafios

Autores

  • Priscila Machado Borges Sena Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Informação em Rede, Educação a Distância, Bibliotecas Universitárias

Resumo

As modificações sociais, consequências diretas do advento da sociedade da informação, proporcionam inúmeros desafios para diferentes setores, estando entre eles o econômico, o político e o educacional. A Educação a Distância atrai adeptos que, embora dependam dos conhecimentos presentes no meio em que vivem, buscam flexibilidade para entender à complexidade de fenômenos proporcionados pela sociedade da informação. A presença das bibliotecas nos polos presenciais, nos quais se realiza a formação universitária de grande número de estudantes é considerada primordial por representar a extensão das bibliotecas universitárias. Sabendo das dificuldades pelas quais passam as diferentes bibliotecas em nosso país, surge a preocupação sobre como estão sendo gerenciadas e mantidas essas instituições nos polos presenciais do Estado de Santa Catarina. O objetivo geral da presente pesquisa é diagnosticar a situação atual das bibliotecas universitárias existentes nos polos de EaD, localizados no Estado de Santa Catarina, que ofertam cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto aos procedimentos metodológicos, utiliza-se de abordagem qualiquantitativa. Classifica-se a pesquisa como exploratória-descritiva e utiliza-se o método de levantamento. Constata-se que papel da Biblioteca Universitária na EaD é o de contribuir para a satisfação das necessidades informacionais de professores, alunos, técnicos e comunidades nas quais estão inseridas, fornecendo acesso às distintas fontes de informação. Com certeza a presença desses profissionais contribuiria para uma série de melhorias a serem implementadas nas bibliotecas em questão. Percebe-se a necessidade da construção de parâmetros de qualidade que contribuam para a estruturação das bibliotecas dos polos de apoio presencial. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Machado Borges Sena, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina/Florianópolis (2014). Especialização em Gestão do Conhecimento pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza (2012). Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Mato Grosso/Rondonópolis (2009). Experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão documental, gestão da informação, bibliotecas na educação a distância. Professora Substituta no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

SENA, Priscila Machado Borges. A biblioteca universitária na educação à distância: papel, características e desafios. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40077. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)