Narrativa no fluxo de informação durante o compartilhamento de conhecimento em MPEs: um estudo multicaso nos núcleos setoriais e câmaras da ACIF

Autores

  • Tatiana Cristina Siqueira Dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

Esta pesquisa investiga como acontece a narrativa no fluxo de informação durante o compartilhamento de conhecimento em micro e pequenas empresas, considerando-a como fonte sustentável para o desenvolvimento de melhores processos de serviço. São identificados os usos da narrativa no contexto informacional mediante pesquisa bibliográfica, que auxiliou na determinação dos construtos da pesquisa. Verificamos que a narrativa é uma prática de criação e disseminação de conhecimentos utilizada com frequência no ambiente organizacional em sua forma oral principalmente pelos gestores e, também, mensagem que pode ser analisada sob a perspectiva do fluxo de informações. Entretanto, a capacidade competitiva da organização fica limitada à aplicação de conhecimentos à sua rotina e aos processos que, por sua vez, são estimulados por meio da articulação de conhecimentos para construir narrativas que impactem na disseminação e utilização destes pela organização. Tal limitação é lacuna que a pesquisa procurou explorar mediante estudo qualitativo de múltiplos casos, no contexto das micro e pequenas empresas (MPEs) coligadas à Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Com os resultados obtidos, consideramos que as narrativas sustentam o desenvolvimento de melhores práticas relacionadas à produção de serviço e tais práticas têm como canal o fluxo de informações do próprio processo; todavia, são dependentes dos conhecimentos dos gestores-proprietários e apresentam-se em nível individual. Esta pesquisa deixa como contribuições uma nova perspectiva no que se refere à análise do fluxo de informação com a inserção da narrativa e, ainda, o modelo teórico desenvolvido para sustentar seu foco de análise no ambiente das MPEs.

Biografia do Autor

Tatiana Cristina Siqueira Dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). É administradora - Bem Auto Soluções Automotivas Ltda, atualmente afastada para dedicar-se ao Mestrado em Gestão da Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

SANTOS, . C. S. D. Narrativa no fluxo de informação durante o compartilhamento de conhecimento em MPEs: um estudo multicaso nos núcleos setoriais e câmaras da ACIF. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40079. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações