A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC

Autores

  • Alexandre Pedro de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Competência Informacional, Técnica, Bibliotecas universitárias, Serviço de referência, Bibliotecários de referência , Dimensão técnica da Competência Informacional

Resumo

Esta pesquisa tem como base as dimensões da Competência Informacional (técnica, estética, ética e política). Correspondem às habilidades do indivíduo para acessar, avaliar e usar a informação com sensibilidade, ética e sabedoria no contexto social. Especificamente, analisa a dimensão técnica da Competência Informacional sob a perspectiva teórica e a partir da visão dos bibliotecários de referência das Universidades da região da Grande Florianópolis. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, envolve abordagens sobre a sociedade, a técnica na Filosofia, conceitos referentes à Competência Informacional na literatura em Ciência da Informação e a dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência. O campo de pesquisa compreende as bibliotecas universitárias localizadas na região da Grande Florianópolis, com a participação de 11 bibliotecários de referência. Utiliza questionário e entrevista para a coleta de dados. Estabelece categorias, mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), a fim do tratamento dos dados e interpretação dos resultados. Conclui, teoricamente, que a dimensão técnica da Competência Informacional abrange habilidades sustentadas por decisões no processo de busca, avaliação e uso da informação. No campo prático, o bibliotecário de referência trabalha em um ambiente dinâmico deparando-se com situações complexas que estimulam a mobilização da dimensão técnica da Competência Informacional a fim da resolução das questões apresentadas pelos usuários. A dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência, pauta-se nas habilidades para conduzir entrevistas e buscar a informação. Manifestam decisões constantemente: tanto para localizar a informação quanto para educar os usuários. Por fim, os bibliotecários de referência compreendem a Competência Informacional como um processo informacional orientado à execução do serviço de referência com a finalidade de fornecer informações e educar os usuários. Inferem que a dimensão técnica da Competência Informacional vincula-se ao conhecimento do indivíduo em relação às fontes de informação e tecnologias, e às habilidades para acessar e avaliar a informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Pedro de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestrado em Ciência da Informação pela mesma instituição (2014). Atualmente é bibliotecário do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

OLIVEIRA, Alexandre Pedro de. A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40083. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.