A dimensão técnica da Competência Informacional: estudo com bibliotecários de referência das bibliotecas universitárias da Grande Florianópolis, SC

Alexandre Pedro de Oliveira

Resumo


Esta pesquisa tem como base as dimensões da Competência Informacional (técnica, estética, ética e política). Correspondem às habilidades do indivíduo para acessar, avaliar e usar a informação com sensibilidade, ética e sabedoria no contexto social. Especificamente, analisa a dimensão técnica da Competência Informacional sob a perspectiva teórica e a partir da visão dos bibliotecários de referência das Universidades da região da Grande Florianópolis. A pesquisa, de natureza qualitativa, bibliográfica e exploratória, envolve abordagens sobre a sociedade, a técnica na Filosofia, conceitos referentes à Competência Informacional na literatura em Ciência da Informação e a dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência. O campo de pesquisa compreende as bibliotecas universitárias localizadas na região da Grande Florianópolis, com a participação de 11 bibliotecários de referência. Utiliza questionário e entrevista para a coleta de dados. Estabelece categorias, mediante a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010), a fim do tratamento dos dados e interpretação dos resultados. Conclui, teoricamente, que a dimensão técnica da Competência Informacional abrange habilidades sustentadas por decisões no processo de busca, avaliação e uso da informação. No campo prático, o bibliotecário de referência trabalha em um ambiente dinâmico deparando-se com situações complexas que estimulam a mobilização da dimensão técnica da Competência Informacional a fim da resolução das questões apresentadas pelos usuários. A dimensão técnica da Competência Informacional do bibliotecário de referência, pauta-se nas habilidades para conduzir entrevistas e buscar a informação. Manifestam decisões constantemente: tanto para localizar a informação quanto para educar os usuários. Por fim, os bibliotecários de referência compreendem a Competência Informacional como um processo informacional orientado à execução do serviço de referência com a finalidade de fornecer informações e educar os usuários. Inferem que a dimensão técnica da Competência Informacional vincula-se ao conhecimento do indivíduo em relação às fontes de informação e tecnologias, e às habilidades para acessar e avaliar a informação.

Palavras-chave


Competência Informacional; Técnica; Bibliotecas universitárias; Serviço de referência; Bibliotecários de referência; Dimensão técnica da Competência Informacional.

Texto completo:

PDF-A


DOI: https://doi.org/10.5007/%25x



Direitos autorais 2015 Alexandre Pedro de Oliveira

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

Conteúdos do periódico licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 By  (mais informação)