O fluxo de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações

Autores

  • Wánderson Cássio Oliveira Araújo Universidade Federal de Rondônia

Resumo

A inovação apresenta-se como fator crucial para competitividade das organizações e nações. Inovar tornou-se o objetivo das empresas, em diferentes setores, haja vista a necessidade de inserção no mercado de novidades, que tenham aceitação do público consumidor e uma resposta financeira positiva. Os processos de inovação em uma empresa, geralmente, são dependentes de informações, conhecimentos e interação entre os atores. Esta pesquisa analisou o fluxo de informação presente nos processos de inovação em três organizações de diferentes setores da economia sendo uma organização com fins lucrativos, uma fundação sem fins lucrativos e um projeto de pesquisa de uma IES. Os atores da pesquisa foram os gestores de nível estratégico e nível tático envolvidos com os processos de inovação. Definiu-se oito categorias de análise, que exercem influência nas etapas que compõe o fluxo de informação, divididas em (i) elementos: atores, canais, fontes de informação e tecnologia; e (ii) aspectos: necessidades, determinantes de escolha e uso da informação, barreiras, e velocidade. A coleta de dados foi feita em duas etapas alinhadas com os seguintes instrumentos de pesquisa: (i) entrevista - nível estratégico do projeto; e (ii) aplicação de questionário - nível tático do projeto. Foi possível confirmar o pressuposto o que o fluxo de informação é inerente ao processo de inovação e é catalisador para que haja criação de valor e agregação de conhecimento em processos e produtos além, de forma geral, concluir que: (i) as pessoas são essenciais para que os fluxos de informação aconteçam; (ii) os fluxos de informação acontecem de forma distinta, pois são influenciados pelo contexto do projeto que estão inseridos; (iii) a organização da informação visando a sua recuperação é desejável; (iv) a necessidade de um gestor da informação é importante em projetos de inovação para possibilitar o estabelecimento de rotinas e processos de busca, uso, organização, armazenamento e disseminação de informações.

Biografia do Autor

Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Universidade Federal de Rondônia

Professor efetivo do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Rondônia. Mestre em Ciência da Informação, pela Universidade Federal de Santa Catarina, na área de concentração Gestão da Informação e linha de pesquisa em Fluxos de Informação. Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará. Atua principalmente nos temas: gestão da informação, fluxo de informação, fontes de informação e inovação.

Downloads

Publicado

2015-08-06

Como Citar

ARAÚJO, . C. O. O fluxo de informação em projetos de inovação: estudo em três organizações. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 20, n. 43, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/40084. Acesso em: 26 nov. 2022.

Edição

Seção

Resumos de teses e dissertações