Editorial
Resumo
Prezados Leitores. É com muita satisfação que anunciamos a edição do volume 21, número 46 de 2016 (maio a agosto), agradecendo de maneira muito especial a colaboração de todos os pareceristas, companheiros de departamento e ao grupo de editores que estiveram incansáveis para a publicação da revista nos primeiros dias do segundo quadrimestre do ano. Para esta edição contamos com oito artigos científicos, dois relatos de experiência e um ensaio. Nossa capa está em forma de paisagem em homenagem a bela cidade Saint-Guilerm-le-Désert (fundada em 801) que é patrimônio da humanidade da Unesco. Dos artigos temos: - A descrição sob o ponto de vista da catalogação, da bibliografia e da catalografia de Vinicius De Souza Tolentino e Cristina Dotta Ortega; - Recomendações teóricas e práticas para o ensino da catalogação no Brasil dos autores Fabiano Ferreira de Castro, Aline Rodrigues de Souza Sales e Ana Carolina Simionato; - A Indexação e a Arquivística: aproximações iniciais no universo teórico da organização e representação do conhecimento de Thiago Henrique Bragato Barros; - O papel educativo da biblioteca escolar no contexto do plano nacional de educação, com autoria de Judson Daniel Oliveira da Silva e Jacqueline de Araújo Cunha; - Miopia em Informação de Nadi Helena Presser e Daniel Cunha Santana Quirino; - Redes sociais na sociedade da informação e do conhecimento: economia, poder e competência informacional de Edna Angelo; - Temáticas em biblioteconomia e ciência da informação no Brasil: enfoque nos periódicos científicos eletrônicos da autora Marina Alves de Mendonça, e; - Métrica de la literatura sobre los indígenas de México dos autores Cristina Restrepo-Arango e Rubén Urbizagástegui-Alvarado. Para os relatores de experiência temos: (i) O olhar da arquitetura da informação em ambiente informacional de cordéis: análise sobre sistemas de busca dos autores Manuela Eugênio Maia, Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Marckson Roberto Ferreira de Sousa e Danilo de Sousa Ferreira, e; (ii) Proposição de um índice h para a produção científica da construção civil nacional de Cinthia Luana Simioni, Caroline Dallacorte e Claudio Alcides Jacoski. O ensaio está intitulado Sobre a contribuição conceitual da inteligência coletiva ao regime de informação dos autores Emy Pôrto Bezerra e Júlio Afonso Sá de Pinho. Boa leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Adilson Luiz Pinto, Rafaela Paula Schmitz, Enrique Muriel-Torrado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.