Gestão de periódicos: um estudo na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p42Palavras-chave:
Gestão Editorial, Editor, Periódicos, Administração, Ciências Contábeis, TurismoResumo
http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p42
O artigo objetiva descrever a visão dos Editores de Periódicos sobre o processo de gestão editorial de periódicos brasileiros. Suportado por uma abordagem quantitativa foram enviados questionários para todos os 570 editores de periódicos brasileiros constantes na lista Qualis CAPES 2009-2011, tendo retornado 87. O instrumento foi composto por dois blocos de questões: perfil do Editor e elementos associados à prática da gestão dos periódicos. Dentre os principais resultados destacam-se os seguintes: a maioria dos editores são bacharéis em Administração, participam ativamente em eventos científicos e têm forte vinculação aos Programas de Pós-graduação. As dificuldades estão ligadas ao ato avaliativo e a um grande número de atividades do Editor. A maioria dos entrevistados (80%) não tinha exercido atividade de gestão editorial anteriormente, bem como 41% adotaram a estratégia de se associar a eventos científicos com a prática de fast-track.
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