O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas

Autores

  • Diana Marcela Bernal Ramírez Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina (UEL)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p59

Palavras-chave:

Design Thinking, Bibliotecas, Origem do Design Thinking, Fases do Design Thinking, Ciência da Informação

Resumo

http://dx.doi.org/10.5007/1518-2924.2017v22n49p59

Este artigo tem como finalidade apresentar estudos de casos de sucesso do uso da abordagem do Design Thinking (DT) em bibliotecas e teve como objetivo estudar o Design Thinking através da história, as fases que compõem esta abordagem de inovação, bem como a importância da fase da prototipagem, e a relevância do Design Thinking na Ciência da Informação. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, na qual foram pesquisadas bases de dados para a coleta de informações pertinentes, como artigos de periódicos da Capes, livros e páginas de internet. Como resultado da análise das informações se conseguiu identificar a importância do DT na área da Ciência da Informação e as vantagens que pode representar esta nova abordagem no contexto acadêmico e de negócios.

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Biografia do Autor

Diana Marcela Bernal Ramírez, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Engenheira Industrial e mestranda em Ciência da Informação.

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

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VERGARA, Sylvia. Projetos e relatórios de pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

Publicado

2017-05-09

Como Citar

BERNAL RAMÍREZ, Diana Marcela; ZANINELLI, Thais Batista. O uso do design thinking como ferramenta no processo de inovação em bibliotecas. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 22, n. 49, p. 59–74, 2017. DOI: 10.5007/1518-2924.2017v22n49p59. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2017v22n49p59. Acesso em: 18 abr. 2024.

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