Análise webmétrica do compartilhamento de informação e conhecimento gastronômico via YouTube®
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73374Palavras-chave:
Compartilhamento do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Tecnologias de Informação e Comunicação, YouTube, GastronomiaResumo
Objetivo: Apresentar o potencial de geração e compartilhamento de informação e conhecimento na plataforma digital YouTube®.
Método: Por meio de uma análise webmétrica foram estudados os dez canais culinários brasileiros com maior número de seguidores, visando quantificar seus vídeos produzidos, número de seguidores, curtidas dos vídeos principais, número de visualizações do canal e do vídeo favorito, além do número de comentários.
Resultado: Observou-se que as teorias básicas do conhecimento podem ser visualizadas nestes canais e que a plataforma possui um grande potencial no que se refere à geração e disseminação de informação. Os dez canais culinários analisados, disponíveis por meio da Web 2.0, possuem a habilidade de apresentar os conhecimentos tácitos e explícitos dos Youtuber’s aos seus seguidores visando o compartilhamento da informação e do conhecimento.
Conclusões: Pode-se compreender que a plataforma digital YouTube® pode ser um ótimo meio pelo qual o compartilhamento de informação e conhecimento ocorrem no que tange à Gestão do Conhecimento. A visualização prática do resultados aqui encontrados oportunizam a possibilidade da inferência no que se refere à importância da dinamicidade da produção e compartilhamento da informação na atualidade; cada vez mais as pessoas e organizações devem se adaptar a estes contextos, tendo em vista a geração do conhecimento em si mesmas visando a assimilação de conhecimento para a criação de vantagem competitiva individual e organizacional.
Downloads
Referências
AGUIAR, A. S., NASSIF M. E. Os Grupos de Apoio como Canal de Compartilhamento da Informação e do Conhecimento. Inf. Inf., Londrina, v. 21, n. 3, p. 286 – 305, set./dez., 2016.
BARBOSA, R. R. Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas. Inf. Inf., Londrina, v. 13, n. esp., p. 1-25, 2008.
BUCKLAND, M. Information as Thing. Journal of the American Society of Information Science, v. 42, n. 5, p. 351-360, jun. 1991.
CHOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões; tradução Eliana Rocha. São Paulo: Editora Senac, 2003.
CORUJA, P. Vlog como Gênero no Youtube: a Profissionalização do Conteúdo Gerado por Usuário. Comunicologia, Brasília, v. 10, n. 1, p. 46-66, jun. 2017.
DAVENPORT, T. H., PRUSAK, L. Conhecimento empresarial: como as empresas gerenciam o seu capital intelectual; tradução Lenke Peres. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
GÖTZKE, A. P. D. et al. O uso das tecnologias da informação e comunicação como ferramenta de gestão do conhecimento numa escola indígena. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 17, n. 3, p. 3-10, dez. 2019. Janeiro: Elsevier, 1997.
LAZZARI, L. et al. Localizador de Especialistas: uma Plataforma Tecnológica para a Identificação e o Compartilhamento do Conhecimento dos Interagentes de uma Unidade de Informação. Encontros Bibli, Santa Catarina, v. 24, n. 55, p. 01-18, ago. 2019.
LEONARDI, P. M. Ambient Awareness and Knowledge Acquisition: Using Social Media to Learn “Who Knows What” and “Who Knows Whom”. MIS Quarterly, v. 39, n. 4, 747-762, dez, 2015.
MARTÍNEZ, L. C. P.; ALCARÁ, A. R.; MONTEIRO, S. D. A Etnografia na Ciência da Informação: um Método para Espaços Virtuais. Encontros Bibli, Santa Catarina, v. 24, n. 56, p. 01-23, dez. 2019.
NONAKA, I.; KONNO, N. The concept of “Ba”: Building a foundation for knowledge creation. California management review, v. 40, n. 3, p. 40-54, 1998.
NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. 19. ed. Rio de Janeiro, 1997.
OLIVEIRA, C. P.; NUNES, J. M. G. A Influência dos Vblogs de Culinária nos Sistemas Social e Cultural de Representação dos Mercados: Participação, Compartilhamento e Novos Modos de Usos dos Alimentos. In: IV ENCONTRO LUSO-BRASILEIRO DE ESTUDOS DO CONSUMO, 4., 2016, Niterói. Anais [...] . Ninterói: Iv Encontro Luso-brasileiro de Estudos do Consumo, 2016. p. 1-16.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Editora FEEVALE, 2013.
QURESHI, I. et al. IT‐mediated social interactions and knowledge sharing: Role of competence‐based trust and background heterogeneity. Info Systems Journal, v. 28, n. 1, p. 929-955, dez. 2017.
SANTOS, J. F. C. A Cultura Culinária no Canal Dulce Delight Brasil, de Raíza Costa. 2019. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Jornalismo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p.41-62, 1996.
SILVA, S. L. Gestão do conhecimento: uma revisão crítica orientada pela abordagem da criação do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 33, n. 2, p. 143-151, 2004.
TAKEUCHI, H., NONAKA, T. Gestão do conhecimento; tradução Ana Thorell. Porto Alegre: Bookman, 2008. UFMG, Belo Horizonte, 2017.
VANTI, N. A. P. Da bibliometria à webometria: uma exploração conceitual dos mecanismos utilizados para medir o registro da informação e a difusão do conhecimento. Ci. Inf., Brasília, v. 31, n. 2, p. 152-162, ago. 2002.
VEADO, J. F. Práticas culinárias em atuais programas de receita: cozinhas do GNT e do YouTube. 2017. Dissertação (Pós-graduação em Letras) - UFMG, Belo Horizonte, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Frederico Divino Dias, Armando Sérgio de Aguiar Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.