Bibliografia Lilás: lesboteca e a construção de um catálogo bibliográfico para visibilidade lésbica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2020.e73458Palavras-chave:
Lesboteca, Catálogo Bibliográfico, Visibilidade Lésbica, Gênero, SexualidadeResumo
Objetivo: Descrever o site da Lesboteca, pois se trata de um importante instrumento de visibilidade para o grupo identitário formado por mulheres lésbicas
Método: A natureza do estudo é qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e descritivo. Nele descrevemos o site da Lesboteca e a organização das informações apresentadas, por meio de categorias criadas e de elementos que expõem os conteúdos das obras.
Resultado: Os resultados mostram que a Lesboteca possui cerca de 307 obras catalogadas em diversas categorias, é um instrumento efetivo na organização e recuperação de informação, que possibilita a interação com suas usuárias e usuários.
Conclusões: O estudo evidencia a importância dessa iniciativa como um espaço de informação e combate à lesbofobia e visibilização da produção científica e literária de autoras lésbicas.
Downloads
Referências
ARAÚJO, A. P. Catálogo da biblioteca: o objeto orientando ao usuário. Perspectivas em Ciência da Informação, v.16, n.2, p.17-28, abr./jun. 2011.
ARAÚJO, E. A.; OLIVEIRA, M. A produção de conhecimentos e a origem das bibliotecas. In: OLIVEIRA, M. (coord). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2005. p. 29-43.
BASTOS, F. M. A interação do usuário com catálogos bibliográficos on-line: investigação a partir da Teoria Fundamentada. 2013. 255f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação – PPGCI, Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus Marília, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, 2013. Disponível em:<https://www.marilia.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/CienciadaInformacao/Dissertacoes/bastos_fm_do_mar.pdf > Acesso em: 13 abr. 2020.
BRANDÃO, Ana Maria. Da sodomita à lésbica: o género nas representações do homo-erotismo feminino. Análise social, n. 195, p. 307-327, 2010.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Record, 2003.
BUTLER, Judith. Performatividad, precariedad y políticas sexuales. AIBR, [s. l.], v. 4, n. 3, 2009.
CRENSHAW, K. Documento para o encontro de especialistas em aspectos da discriminação racial relativos ao gênero. Revista Estudos Feministas, v. 10, n. 1, p. 171-188, 2002
FIGUEIREDO, N. M. Textos avançados em referência & informação. São Paulo: Polis apb, 1996.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade. v. 1. A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1985.
FUJITA, M. S. L. (org.). A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.
KRISTEVA, Julia. Histórias de amor. Madrid: Siglo XXI, 2004.
HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. (Coleção Humanitas).
LESBOTECA. A lesboteca. Disponível em:< https://lesboteca.com/a-lesboteca/ > Acesso em: 23 abr. 2020.
LOURO, G. L. Pedagogia da sexualidade. IN: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MEY, E. S. Introdução à catalogação. Brasília: Briquet de Lemos, 1995.
RICH, Adrienne. Heterossexualidade compulsória e existência lésbica. Bagoas: Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 4, n. 05, p. 18-44, 2010.
ROMANELLI, Sandro Luís Tomás Ballande; DE LIMAS TOMIO, Fabrício Ricardo. Suprema Corte e segregação racial nos moinhos da Guerra Fria. Revista Direito GV, v. 13, n. 1, p. 204-235, 2017.
RUBI, M. P. Política de indexação para construção de catálogos coletivos em bibliotecas universitárias. 2008. 169f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Educação & realidade, v. 20, n. 2, 1995.
SHERA, J. H. ; EGAN, M. E. Catálogo sistemático: princípios básicos e utilização. Brasília: Ed.UnB, 1969.
SILVA, Z. P. Nosso pensamento é resistência. IN: ROMEIRO, N. L. SANTOS, B. A.; MARTINS, C. W. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha, 2019.
ROMEIRO, N. L. Bibliotecária, professora e escritora: um estudo sobre Audre Lorde e a visibilidade lésbica. IN: ROMEIRO, N. L. SANTOS, B. A.; MARTINS, C. W. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha, 2019
VANIN, L. F.; OLIVEIRA, A. C. P. Jornal Lampião da Esquina: um acervo relevante para a cultura LGBTQ+ na biblioteca pública. IN: ROMEIRO, N. L. SANTOS, B. A.; MARTINS, C. W. (Org.). Do invisível ao visível: saberes e fazeres das questões LGBTQIA+ na Ciência da Informação. Florianópolis: Rocha, 2019
SOUSA, B. P.; FUJITA, M. S. L. Do catálogo impresso ao on-line: algumas considerações e desafios para o bibliotecário. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.17, n.1, p. 59-75, jan./jun., 2012. Disponível em:< https://revistaacb.emnuvens.com.br/racb/article/viewFile/822/pdf_71> Acesso em: 13 abr. 2020.
VIOLA, C. M. M.; SCHNEIDER, M. A. F. Regime de informação, acesso à informação e direitos das mulheres: um estudo das proposições em tramitação na câmara dos deputados do brasil (2017). Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, n. XIX ENANCIB, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Nathália Lima Romeiro, Bruno Almeida dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.