O tamanho do efeito aplicado à avaliação da produção científica de programas Dinter em Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78467

Palavras-chave:

Bibliometria, Doutorado Interinstitucional - Dinter, Produção Científica, Tamanho do Efeito

Resumo

Objetivo: analisar o efeito dos programas de Doutorado Interinstitucional (DiInter) em Ciência da Informação sobre a produção científica dos doutorandos (docentes) envolvidos.

Método: o cálculo do tamanho do efeito utiliza o parâmetro d de Cohen seguido do teste T de student aplicado à produção científica dos participantes (doutorandos) dos dois programas Dinter em Ciência da Informação - entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Ceará (UFC) (2010 – 2014) e entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2012 – 2016) – antes, durante e após o período de doutoramento.

Resultado: o cálculo do tamanho do efeito do Dinter entre Unesp e UFC constata diferenças e crescimentos significativos entre a produção científica dos docentes nos períodos analisados. Ambos os efeitos foram classificados como grandes. Já a relação entre UnB e UFES, o tamanho do efeito entre o período pré-Dinter e DINTER foi classificado como grande, enquanto o segundo cálculo, entre o período Dinter e pós-Dinter resultou em um efeito pequeno. A partir da aplicação do teste T. A análise constatou um aumento significativo com relação ao primeiro período e não significativo com relação ao segundo período analisado.

Conclusões: o cálculo do tamanho do efeito aponta, segundo sua escala de classificação, a diferença (e crescimento) significativo entre os períodos analisados e capta a diferença não significativa entre o período Dinter e pós-Dinter dos docentes da UFES, tal fato acarretado também, pela não inserção da maioria dos docentes em programas de pós-graduação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Cátia Candido; GRACIO, Maria Claudia Cabrini. Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 62-77, 2019.

AJIFERUKE, Isola; WOLFRAM, Dietmar. Citer analysis as a measure of research impact: Library and information science as a case study. Scientometrics, [s. l.], v. 83, n. 3, p. 623-638, 2010.

BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 243, de 5 de novembro de 2019. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=2822#anchor. Acesso em 27/07/2021.

COHEN, Jacob. A power primer. Psychological bulletin, v. 112, n. 1, p. 155-159, July, 1992.

COHEN, Jacob. Satatistical Power Analysis for the behavioral sciences. Edição nº 2. Hillsdale: Routledge, 1988.

MORAES, Flávia Melissa de Souza. Projetos DINTER: contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MUGNAINI, Rogério; JANNUZZI, Paulo de Martino; QUONIAM, Luc. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, 2004.

ESPÍRITO SANTO, H.; DANIEL, F. Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos: as limitações do p < 0, 05 na análise de diferenças de médias de dois grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, Coimbra, v. 1, n. 1, p. 3-16, 2017.

LINDENAU, Juliana Dal-Ri; GUIMARÃES, Luciano Santos Pinto. Calculando o tamanho de efeito no SPSS. Clinical & Biomedical Research, Porto Alegre, v. 32, n. 3, 2012.

PIOTTO, Hayslla Boaventura. O doutorado interinstitucional: ação Novas Fronteiras (DINTER/NF) como política pública para formação de pessoal de nível superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

PLATAFORMA SUCUPIRA. Projetos de Cooperação entre Instituições. 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/minterDinter/listaMinterDinter.jsf

PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues; CASTANHA, Renata Cristina Gutierres. Indicadores: conceitos fundamentais e importância em CT&I. In: GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. Marília: Oficina Universitária: Cultura Acadêmica, 2020. p. 50-71.

SEBO, Paul; LUCIA, Sylvain. Evaluation of the productivity of hospital-based researchers: comparative study between the h-index and the h (fa)-index. Scientometrics, [s. l.], v. 126, p. 7087-7096, 2021.

SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 15-32, 2016 .

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia. Minter/Dinter – Mestrado e Doutorado Interinstitucional. 2019. Disponível em: http://www.ip.usp.br/site/minterdinter-mestrado-e-doutorado-interinstitucional/. Acesso em: 10 jan. 2019.

WITTER, Geraldina Porto; PASCHOAL, Giovana Ardoino. Produção científica na área educacional: realização acadêmica na adolescência. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, 2010.

Publicado

2021-10-08

Como Citar

CASTANHA, Rafael Gutierres. O tamanho do efeito aplicado à avaliação da produção científica de programas Dinter em Ciência da Informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, n. Especial, p. 1–16, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.78467. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/78467. Acesso em: 24 nov. 2024.