O tamanho do efeito aplicado à avaliação da produção científica de programas Dinter em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.78467Palavras-chave:
Bibliometria, Doutorado Interinstitucional - Dinter, Produção Científica, Tamanho do EfeitoResumo
Objetivo: analisar o efeito dos programas de Doutorado Interinstitucional (DiInter) em Ciência da Informação sobre a produção científica dos doutorandos (docentes) envolvidos.
Método: o cálculo do tamanho do efeito utiliza o parâmetro d de Cohen seguido do teste T de student aplicado à produção científica dos participantes (doutorandos) dos dois programas Dinter em Ciência da Informação - entre a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Universidade Federal do Ceará (UFC) (2010 – 2014) e entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2012 – 2016) – antes, durante e após o período de doutoramento.
Resultado: o cálculo do tamanho do efeito do Dinter entre Unesp e UFC constata diferenças e crescimentos significativos entre a produção científica dos docentes nos períodos analisados. Ambos os efeitos foram classificados como grandes. Já a relação entre UnB e UFES, o tamanho do efeito entre o período pré-Dinter e DINTER foi classificado como grande, enquanto o segundo cálculo, entre o período Dinter e pós-Dinter resultou em um efeito pequeno. A partir da aplicação do teste T. A análise constatou um aumento significativo com relação ao primeiro período e não significativo com relação ao segundo período analisado.
Conclusões: o cálculo do tamanho do efeito aponta, segundo sua escala de classificação, a diferença (e crescimento) significativo entre os períodos analisados e capta a diferença não significativa entre o período Dinter e pós-Dinter dos docentes da UFES, tal fato acarretado também, pela não inserção da maioria dos docentes em programas de pós-graduação.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Cátia Candido; GRACIO, Maria Claudia Cabrini. Produção científica brasileira sobre o indicador “Fator de Impacto”: um estudo nas bases SciELO, Scopus e Web of Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 62-77, 2019.
AJIFERUKE, Isola; WOLFRAM, Dietmar. Citer analysis as a measure of research impact: Library and information science as a case study. Scientometrics, [s. l.], v. 83, n. 3, p. 623-638, 2010.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria nº 243, de 5 de novembro de 2019. Brasília, DF: Capes, 2019. Disponível em http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=2822#anchor. Acesso em 27/07/2021.
COHEN, Jacob. A power primer. Psychological bulletin, v. 112, n. 1, p. 155-159, July, 1992.
COHEN, Jacob. Satatistical Power Analysis for the behavioral sciences. Edição nº 2. Hillsdale: Routledge, 1988.
MORAES, Flávia Melissa de Souza. Projetos DINTER: contribuição para a expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação. 2019. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) − Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
MUGNAINI, Rogério; JANNUZZI, Paulo de Martino; QUONIAM, Luc. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Ciência da informação, Brasília, v. 33, n. 2, p. 123-131, 2004.
ESPÍRITO SANTO, H.; DANIEL, F. Calcular e apresentar tamanhos do efeito em trabalhos científicos: as limitações do p < 0, 05 na análise de diferenças de médias de dois grupos. Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, Coimbra, v. 1, n. 1, p. 3-16, 2017.
LINDENAU, Juliana Dal-Ri; GUIMARÃES, Luciano Santos Pinto. Calculando o tamanho de efeito no SPSS. Clinical & Biomedical Research, Porto Alegre, v. 32, n. 3, 2012.
PIOTTO, Hayslla Boaventura. O doutorado interinstitucional: ação Novas Fronteiras (DINTER/NF) como política pública para formação de pessoal de nível superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
PLATAFORMA SUCUPIRA. Projetos de Cooperação entre Instituições. 2021. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/minterDinter/listaMinterDinter.jsf
PRADO, Marcos Aparecido Rodrigues; CASTANHA, Renata Cristina Gutierres. Indicadores: conceitos fundamentais e importância em CT&I. In: GRÁCIO, Maria Cláudia Cabrini. Tópicos da bibliometria para bibliotecas universitárias. Marília: Oficina Universitária: Cultura Acadêmica, 2020. p. 50-71.
SEBO, Paul; LUCIA, Sylvain. Evaluation of the productivity of hospital-based researchers: comparative study between the h-index and the h (fa)-index. Scientometrics, [s. l.], v. 126, p. 7087-7096, 2021.
SIDONE, Otávio José Guerci; HADDAD, Eduardo Amaral; MENA-CHALCO, Jesús Pascual. A ciência nas regiões brasileiras: evolução da produção e das redes de colaboração científica. Transinformação, Campinas, v. 28, n. 1, p. 15-32, 2016 .
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia. Minter/Dinter – Mestrado e Doutorado Interinstitucional. 2019. Disponível em: http://www.ip.usp.br/site/minterdinter-mestrado-e-doutorado-interinstitucional/. Acesso em: 10 jan. 2019.
WITTER, Geraldina Porto; PASCHOAL, Giovana Ardoino. Produção científica na área educacional: realização acadêmica na adolescência. Revista Psicologia em Pesquisa, Juiz de Fora, v. 4, n. 2, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rafael Gutierres Castanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.