As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79382

Palavras-chave:

Competência em informação, Vulnerabilidade em informação, Necessidades informacionais, Surdez, Pais de surdos

Resumo

Objetivo: Apresentar as necessidades informacionais dos pais de surdos na perspectiva da competência em informação.

Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa, realizado a partir de uma pesquisa de campo. O ambiente de pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez do norte do Paraná, tendo como população alvo pais cujos filhos surdos estudam nestas instituições. Para coleta de dados utilizou um questionário, com questões fechadas e abertas.

Resultado: Entre os resultados identificou que as principais necessidades informacionais dos pais de surdos se referem à informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, assim como para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho surdo.

Conclusões: Conclui que os pais precisam aprender continuamente sobre a surdez e para tal a competência em informação pode contribuir de modo que saibam reconhecer e sanar suas necessidades, e assim auxiliar os filhos surdos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

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Publicado

2021-03-19

Como Citar

Pereira, A. P., & Alcará, A. R. (2021). As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos. Encontros Bibli: Revista eletrônica De Biblioteconomia E Ciência Da informação, 26, 01-24. https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79382