As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e79382

Palavras-chave:

Competência em informação, Vulnerabilidade em informação, Necessidades informacionais, Surdez, Pais de surdos

Resumo

Objetivo: Apresentar as necessidades informacionais dos pais de surdos na perspectiva da competência em informação.

Método: Trata-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualiquantitativa, realizado a partir de uma pesquisa de campo. O ambiente de pesquisa foi constituído por duas instituições especializadas na área da surdez do norte do Paraná, tendo como população alvo pais cujos filhos surdos estudam nestas instituições. Para coleta de dados utilizou um questionário, com questões fechadas e abertas.

Resultado: Entre os resultados identificou que as principais necessidades informacionais dos pais de surdos se referem à informação para saúde e tratamentos, para educação e escolha de escolas, assim como para conhecer os direitos dos surdos, sobre a Língua de Sinais e para ensinar o filho surdo.

Conclusões: Conclui que os pais precisam aprender continuamente sobre a surdez e para tal a competência em informação pode contribuir de modo que saibam reconhecer e sanar suas necessidades, e assim auxiliar os filhos surdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Pereira, Universidade Estadual de Londrina

 

Doutoranda em Ciência da Informação no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Rosecler Alcará, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Estadual de Londrina (PPGCI/UEL)

Referências

AMADEO, D. dos S.; VITORINO, E. V. Necessidades informacionais dos alunos do curso de letras Libras quanto à realização de pesquisas acadêmicas: um olhar inicial ao desenvolvimento da competência informacional dos alunos surdos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE BIBLIOTECONOMIA, DOCUMENTAÇÃO E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 25., 2013. Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: CBDD, 2013.

AMERICAN LIBRARY ASSOCIATION (ALA). Presidential Committee on Information Literacy: Final Report. 1989. Disponível em: http://www.ala.org/acrl/publications/whitepapers/presidential. Acesso em: 22 jan. 2021.

AUSTRALIAN AND NEW ZEALAND INSTITUTE FOR INFORMATION LITERACY (ANZIL). Australian and New Zealand Information Literacy Framework: principles, standards and practice. Austrália: ANZIL: 2004. 48 p.

BATISTA, T. P. M.; REIS, J. G. A família de estudantes surdos: e a importância da comunicação em Libras para processo de aprendizagem. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, 7., 2011, Londrina. Anais [...]. Londrina: 2011.

BELLUZZO, R. C. B.; KOBAYASHI, M. do C. M.; FERES, G. G. Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento. Educação Temática Digital, Campinas, v. 6, n. 1, p. 81-99, dez. 2004. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019. Acesso em: 22 jan. 2021.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Diário Oficial da União, seção 1, 23 dez. 2005, p. 28. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-publicacaooriginal-39399-pe.html. Acesso em: 22 jan. 2021.

DUDZIAK, E. A. Information Literacy e o papel educacional das bibliotecas e do bibliotecário na construção da competência em informação. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 25., 2002. Anais [...]. Salvador: INTERCOM, 2002.

DULZAIDES IGLESIAS, M. E.; MOLINA GÓMEZ, A. La competencia informacional: concepción relevante a considerar en la Educación Superior. MediSur, Cienfuegos, v. 5, n. 1, p. 44-47, 2007.

FALCÃO, L. A. B.; PORDEUS, P. R. Programa Ciranda Auditiva: uma ação empreendedora de inclusão social com uso de tecnologias digitais. In: ENCONTRO DE PESQUISADORES DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (ENPED), 2016, São Carlos. Anais [...]. São Carlos: Universidade Federal de São Carlos, 2016.

FARIAS, C. M.; VITORINO, E. V. Competência informacional e dimensões da competência do bibliotecário no contexto escolar. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 02-16, maio/ago. 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pci/v14n2/v14n2a02. Acesso em: 22 jan. 2021.

FARIAS, G. B. de; BELLUZZO, R. C. B. Competência em informação: perspectiva didática pedagógica. Informação&Informação, Londrina, v. 22, n. 3, p. 112-135, set./out. 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/26716/22728. Acesso em: 24 fev. 2021.

GASQUE, K. C. G. D.; COSTA, S. M. de S. Comportamento dos professores da educação básica na busca da informação para formação continuada. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 3, p. 54-61, set./dez. 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v32n3/19024.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

GILAVERTE, R.; CARITÁ, E. C.; LEHFELD, N. A. de S.; ÁVILA, P. M. de. Interações entre mães de crianças surdas em um ambiente virtual de aprendizagem. RECC: Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 25, n. 1, p. 327-342, mar. 2020.

GRAEFF, T. D. A relação do surdo com o mercado de trabalho. Revista Conexão UEPG, Ponta Grossa, v. 2, n. 1, p. 23-28, jan./dez. 2006.

GUARINELLO, A. C.; LACERDA, C. B. F. de. O grupo de familiares de surdos como espaço de reflexão e de possibilidades de mudança. In: MASSI, G.; SANTANA, A. P.; BERBERIAN, A. P.; GUARINELLO, A. C. (org.). Abordagens grupais em Fonoaudiologia: contextos e aplicações. São Paulo: Plexus, 2007. p. 105-120. v. 1.

MELO, M. M. T. de. Família e escola: criando identidades na constituição do sujeito surdo. 2011. 278 f. Tese (Doutorado em Cultura e Sociedade) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2011.

MINAYO, M. C. S. Trabalho de campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: MINAYO, M. C. S.; DESLANDES, S. F.; GOMES, R. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 31. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MIRANDA, S. Como as necessidades de informação podem se relacionar com as competências informacionais. Ciência da Informação, Brasília, v. 35, n. 3, p. 99-114, set./dez. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ci/v35n3/v35n3a10.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

OLIVEIRA, L. de; CÓRDULA, E. B. de L. A comunicação entre crianças surdas filhas de pais ouvintes. Revista Educação Pública, [S. l., s. v.], fev. 2017.

PAIANO, G. de S.; VITORINO, E. V.; ORELO, E. R. M.; OLIVEIRA, A. C. P. de; LUCCA, D. M. de. O tema “vulnerabilidade” na Scielo: contribuições para a construção conceitual de “vulnerabilidade em informação”. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, n. esp. p. 81-101, dez. 2017. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/817/653. Acesso em: 22 jan. 2021.

PEREIRA, Ana Paula. A competência em informação dos pais de surdos. Orientadora: Adriana Rosecler Alcará. 2020. 157 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.

PEREIRA, Ana Paula; ALCARÁ, Adriana R. Competência em informação e necessidade de pertencimento dos pais de surdos. Informação & Informação, Londrina, v. 25, n. 2, p. 209-234, abr./jun. 2020.

SANTANA, A. P. Surdez e linguagem: aspectos e implicações neurolingüísticas. 2. ed. São Paulo: Plexus, 2007. 272 p.

SILVA, A. B. de P. e; ZANOLLI, M. de L.; PEREIRA, M. C. da C. Surdez: relato de mães frente ao diagnóstico. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 13, n. 2, p. 175-183, 2008.

SILVA, J. L. C. Necessidades de informação e satisfação do usuário: algumas considerações no âmbito dos usuários da informação. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 3, n. 2, p. 102-123, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/incid/article/view/48656/52727. Acesso em: 22 jan. 2021.

SKLIAR, C. Os estudos surdos em Educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, C. (org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2012. 192 p. p. 7-32.

SOUZA, G. F. de. Relações familiares entre surdos e ouvintes: análise de narrativas biográficas. 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2018.

SOUZA, I. C. de. Alegria e prazer com a motivação para aprender. In: BERBEL, N. A. N.; ROSA, W. (org.) Reflexões de professores. Londrina: Grafcel, 2011. p. 89-93.

VALE, M. A. do; VITORINO, E. V. Fontes de informação online para comunidade LGBT+. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 15, p. 50-71, dez. 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1338/1171. Acesso em: 22 jan. 2021.

VARELA, A.; BARBOSA, M. L. A. Trajetórias cognitivas subjacentes ao processo de busca e uso da informação: fundamentos e transversalidades Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 17, n. esp. 1, p. 142-168, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/1518-2924.2012v17nesp1p142/22730. Acesso em: 22 jan. 2021.

VIANA, A. dos S. A inserção dos surdos no mercado de trabalho: políticas públicas, práticas organizacionais e realidades subjetivas. 2010. 205 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade do Grande Rio, Rio de Janeiro, 2010.

VITORINO, E. V. A competência em informação e a vulnerabilidade: construindo sentidos à temática da “vulnerabilidade em informação”. Ciência da Informação, Brasília, v. 47, n. 2, p. 71-85, maio/ago. 2018. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4187/3794. Acesso em: 22 jan. 2021.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência em informação: conceito, contexto histórico e olhares para a ciência da informação. Florianópolis: Editora da UFSC, 2020. 205 p. p. 171-179.

VITORINO, E. V.; PIANTOLA, D. Competência informacional – bases históricas e conceituais: construindo significados. Ciência da Informação, Brasília, v. 38, n. 3, p. 130-141, set./dez. 2009. Disponível em: http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/1236/1414. Acesso em: 22 jan. 2021.

Publicado

2021-03-19

Como Citar

PEREIRA, Ana Paula; ALCARÁ, Adriana Rosecler. As necessidades informacionais e a competência em informação dos pais de surdos. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 26, p. 01–24, 2021. DOI: 10.5007/1518-2924.2021.e79382. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/79382. Acesso em: 11 dez. 2024.