Gestão da informação como estratégia inovadora nas organizações esportivas: um estudo no Marília Atlético Clube
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2021.e82269Palavras-chave:
Gestão da Informação, Competitividade, Estratégia Inovadora, Clubes de Futebol, Marília Atlético ClubeResumo
Objetivo: Considera-se a informação um componente estratégico de todos os processos organizacionais. Observa-se que o ambiente em que os clubes de futebol são organizações e estão inseridos, é extremamente competitivo, em que a informação e sua gestão pode ser utilizada neste ambiente de maneira inovadora. Nessa perspectiva, analisa-se a percepção, acesso, compartilhamento e uso da informação no Marília Atlético Clube (MAC), da Cidade de Marília, interior do Estado de São Paulo.
Método: Para tanto, escolheu-se o método ‘Estudo de Caso’, aplicando-se a triangulação. A aplicação de diferentes técnicas de coleta e análise de dados em uma pesquisa qualitativa, a torna mais consistente e propicia maior validade aos dados e análises realizadas.
Resultado: Como resultados apresenta-se alguns parâmetros para a gestão da informação no âmbito do referido Clube, bem como demonstra o uso da informação enquanto recurso como ação inovadora nos contextos estratégicos do MAC.
Conclusões: Evidenciou-se que o uso da informação no contexto dos Clubes pode ser considerado uma estratégia inovadora, entretanto, a falta de infraestrutura e de profissionais da informação acabam se tornando impeditivos para um melhor aproveitamento da informação enquanto recurso, bem como a sua gestão no contexto do Clube.
Downloads
Referências
CLARKE, N. et al. Manual do centro de informação desportiva. Tradução do Centro de Estudos e Formação Desportiva. Lisboa: Instituto Nacional de Formação e Estudos do Desporto, 2000. 136 p.
CHOO, C. W. A Organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: SENAC Editora, 2003. 426p.
DAVENPORT, T.; HARRIS, J. G. Competição analítica. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
EARL, M. J. Todo negócio diz respeito a informações. In: DAVENPORT, T. H.; MARCHAND, D.; DICKSON, T. Dominando a gestão da informação. Porto Alegre: Bookman, 2004. p. 28- 34.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.
JORGE, C. F. B. et al. Complexity and Knowledge in Organisational Context: Concepts, Approaches, Boundaries and Relations. Journal of Information & Knowledge Management, n.4, v.20, 2021. Disponível em: https://www.worldscientific.com/doi/pdf/10.1142/S0219649221500416 . Acesso em 05 nov. 2021.
JORGE, C. F. B. VALENTIM, M. L. P. O profissional da informação no contexto da gestão esportiva: clubes de futebol, uma proposta para o Marília Atlético Clube. Revista EDICIC, n.1, 2011.Disponível em: http://www.edicic.org/revista/ . Acesso em: 11 nov. 2019.
JORGE, C. F. B. Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol. Informação & Informação, v.20, n.1, 2015. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/19712. Acesso em: 18 abr. 2020.
JORGE, C. F. B. A importância do mapeamento das redes de conhecimento para a gestão da informação e do conhecimento em ambientes esportivos: um estudo de caso no Marília Atlético Clube. Perspectiva em Ciência da Informação, v. 21, n.1, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362016000100152&lng=en&nrm=iso. Acesso em:18 abr. 2020.
MORAES, C. R. B. de; FADEL, B. Ambiência organizacional, gestão da informação e tecnologia. In: VALENTIM, M. L.P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2 ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. 278p.; p.99-114
PONJUÁN DANTE, G. Gestión de información: dimensiones e implementación para el éxito organizacional. Rosario: Nuevo Paradigma, 2004.
VALENTIM, M. L. P. Inteligência competitiva em organizações: dado, informação e conhecimento. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v.3, n.4, ago. 2002. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/res/download/43613 .Acesso em: 15 jan. 2020.
VALENTIM, M. L. P. Processo de inteligência competitiva organizacional. In: VALENTIM, M. L. P. (Org.). Informação, conhecimento e inteligência organizacional. 2 ed. Marília: FUNDEPE Editora, 2006. 282p; p.9-24
WILSON, T. D. A problemática da gestão do conhecimento. In: TARAPANOFF, K. (Org.). Inteligência, informação e conhecimento em corporações. Brasília: IBICT, UNESCO, 2006. 453p. p.37-55.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed. São Paulo: Bookman, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Marta Lígia Pomim Valentim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.