Os docentes de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação no Brasil: alguns resultados de estudo exploratório sobre as representações da profissão bibliotecária

Maria Tereza Machado Teles Walter, Sofia Galvão Baptista

Resumo


 

As representações da profissão bibliotecária são analisadas sob a perspectiva dos docentes, em estudo exploratório. Os dados parciais apresentados refletem a opinião dos entrevistados acerca de sua percepção dos alunos, do curso, da profissão e dos organismos representativos dos bibliotecários. De modo geral, os professores manifestaram que os alunos não entram nos cursos por vocação, são originários de classes socioeconômicas menos favorecidas, possuem formação básica frágil e não estão interessados na carreira, mas somente no diploma. Apontaram problemas decorrentes da forma como são conduzidos os cursos, do modo como alguns professores atuam e de como trabalham para que os alunos adquiram conhecimentos e mudem suas atitudes.


Palavras-chave


Bibliotecários; Librarians; Professores de Biblioteconomia e Ciência da Informação; Librarian and Information Science Teachers; Formação profissional; Professional education

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DOI: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2009v14n28p01



Direitos autorais 2009 Maria Tereza Machado Teles Walter, Sofia Galvão Baptista

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Enc. Bibli: R. Eletr. Bibliotecon. Ci. Inf., Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. ISSN 1518-2924.

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