Huellas fotográficas: pistas da produção bibliográfica Argentina em fotodocumentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84071

Palavras-chave:

Fotodocumentação, Grupos de pesquisa Argentinos, Produção colaborativa de conhecimento, Produção bibliográfica argentina

Resumo

Objetivo: O artigo objetivou identificar, de maneira não exaustiva, a temática bibliográfica predominante nas obras produzidas por pesquisadores argentinos sob a perspectiva da Fotodocumentação. Por meio de uma amostragem bibliográfica inicial destacou, resumidamente, algumas obras produzidas por autores integrantes de grupos de pesquisa argentinos dedicados aos estudos de fotografia, desde uma perspectiva interdisciplinar. Método: Pesquisa de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e bibliográfica Resultado: O estudo identificou intensa produção bibliográfica que interage com várias áreas de conhecimento, com tendência orientada à  Fotodocumentação nas ciências humanas e  sociais. Conclusões: A produção bibliográfica argentina se apropria de forte tendência interdisciplinar ao gerar publicações que interagem com várias áreas do conhecimento e contribuem com reflexões centradas principalmente nos Direitos Humanos, Comunicação e Antropologia.

Referências

ALEXANDER, A. La conformación de entidades en Argentina sobre Historia de la Fotografía.(vídeo). Instituto de Arte Americano, 01 nov., 2018. Disponível em: https://youtu.be/zYx-sDKjCwM. Consultado em 15 abr. 2022.

ARAÚJO, C. A. V. A ciência da informação como uma ciência social. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/985/1025 . Consultado em: 15 abr. 2022.

BARRIOS, C. Políticas de la mirada y la memoria en la captura y el archivo de fotografías. Reflexiones aplicadas a un caso. Discursos Fotográficos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil, vol. 9, n. 15, janeiro-junho, 2013. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/12826. Consultado em: 15 abr. 2022.

CUARTEROLO, A. Fotografía y teratología en América Latina. Una aproximación a la imagen del monstruo en la retratística de estudio del siglo XIX. A Contracorriente: Revista De Historia Social y Lietratura de America Latina, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/1625370/Fotograf%C3%ADa_y_teratolog%C3%ADa_en_Am%C3%A9rica_Latina_Una_aproximaci%C3%B3n_a_la_imagen_del_monstruo_en_la_retrat%C3%ADstica_de_estudio_del_siglo_XIX Consultado em: 15 abr. 2022.

DARBELLAY, F. La circulation des saviors: interdisciplinarité, concepts nomades, analogies, métaphores. Berna (Suíça): Peter Lang Publishing, 2012.

FORTUNY, N. (2015). Dos veces Julio: sobre algunas memorias fotográficas del pasado reciente en la Argentina. Revista Kamchatka, n. 6, 2015. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/kamchatka/article/view/7199/7727 Consultado em: 15 abr. 2022.

FLEURY, B.; WALTER, J. Interdisciplinarité, interdisciplinarités. Questions de communication, n. 19, p. 143-154, 2011.

GIORDANO, M. Fotografía, testimonio oral y memoria. Memoria Americana, n. 20, 2012. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/16950 Consultado em: 15 abr. 2022.

GUZMÁN GÓMEZ, M. El fenómeno de la interdisciplinariedad en la ciencia de la información: contexto de aparición y posturas centrales. Acimed, v. 13, n. 3, p. 1-1, 2005.

LACERDA, A. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre Amarela no Brasil. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11092008-145559/publico/TESE_ALINE_LOPES_DE_LACERDA.pdf. Consultado em: 15 abr. 2022

LOBATO, M. Z. Memoria, historia e imagen fotografica: los desafios del relato visual. XVI Jornadas de Investigación de la Facultad de Ciencias Humanas de Investigación, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de la Pampa, n. 5, 2003. Disponível em: http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/anuario_fch/n05a03lobato.pdf . Consultado em: 15 abr. 2022

LONGONI, A. Fotos y siluetas: dos estrategias contrastantes em la representación de los desaparecidos, in: CRENZEL, E. (coord.), Los desaparecidos em la Argentina. Memorias, representaciones e ideas (1983-2008). Editorial Biblios, Buenos Aires, 2010.

LOPEZ, A. P. A. El contexto archivístico como directriz para la gestión documental de materiales fotográficos de archivo. Universum, 23, (2) , pp. 1 – 37, 2008. Disponível em http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-23762008000200002. Consultado em: 15 abr. 2022

LOPEZ, A. P. A. Fotodocumentación como campo de conocimiento: entrevista a Cora Gamarnik. (video). GPAF - Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, 27 feb. 2021a. Disponível em https://youtu.be/RBul00109qI. Consultado em: 15 abr. 2022

LOPEZ, A. P. A. Photographic document as image archival document. In: TEHNIČNI IN VSEBINSKI PROBLEMI KLASIČNEGA IN ELEKTRONSKEGA ARHIVIRANJA: referatov dopolnilnega izobraževanja s področij arhivistike, dokumentalistike in informatike v Radencih, 8, Maribor, 2009. Tehnični in Vsebinski Problemi... Maribor: Pokrajinski Arhiv Maribor, 2009. pp. 362-272. Disponível em http://eprints.rclis.org/12846/6/A LOPEZ Maribor 2009.pdf. Consultado em: 15 abr. 2022

MENAJOVSKY, J.; BROOK, G. Tener la foto: fotoperiodismo, mercado y apropiación de sentido. Revista Encrucijadas, n. 25, 2004.

REYERO, A. Difusión y consumo de la fotografía etnográfica chaqueña. Avá. Revista de Antropología, n. 16, janeiro-julho, 2010. Universidad Nacional de Misiones. Misiones, Argentina. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=169020992012 . Consultado em: 15 abr. 2022

Downloads

Publicado

2022-07-07

Como Citar

AMERICO, . T.; LOPEZ, . P. A. Huellas fotográficas: pistas da produção bibliográfica Argentina em fotodocumentação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e84071. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/84071. Acesso em: 9 dez. 2022.