Huellas fotográficas: pistas da produção bibliográfica Argentina em fotodocumentação
DOI:
https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e84071Palavras-chave:
Fotodocumentação, Grupos de pesquisa Argentinos, Produção colaborativa de conhecimento, Produção bibliográfica argentinaResumo
Objetivo: O artigo objetivou identificar, de maneira não exaustiva, a temática bibliográfica predominante nas obras produzidas por pesquisadores argentinos sob a perspectiva da Fotodocumentação. Por meio de uma amostragem bibliográfica inicial destacou, resumidamente, algumas obras produzidas por autores integrantes de grupos de pesquisa argentinos dedicados aos estudos de fotografia, desde uma perspectiva interdisciplinar.
Método: Pesquisa de abordagem qualitativa por meio de pesquisa documental e bibliográfica
Resultado: O estudo identificou intensa produção bibliográfica que interage com várias áreas de conhecimento, com tendência orientada à Fotodocumentação nas ciências humanas e sociais.
Conclusões: A produção bibliográfica argentina se apropria de forte tendência interdisciplinar ao gerar publicações que interagem com várias áreas do conhecimento e contribuem com reflexões centradas principalmente nos Direitos Humanos, Comunicação e Antropologia.
Downloads
Referências
ALEXANDER, A. La conformación de entidades en Argentina sobre Historia de la Fotografía.(vídeo). Instituto de Arte Americano, 01 nov., 2018. Disponível em: https://youtu.be/zYx-sDKjCwM. Consultado em 15 abr. 2022.
ARAÚJO, C. A. V. A ciência da informação como uma ciência social. Ciência da Informação, v. 32, n. 3, 2003. Disponível em: https://revista.ibict.br/ciinf/article/view/985/1025 . Consultado em: 15 abr. 2022.
BARRIOS, C. Políticas de la mirada y la memoria en la captura y el archivo de fotografías. Reflexiones aplicadas a un caso. Discursos Fotográficos, Universidade Estadual de Londrina, Brasil, vol. 9, n. 15, janeiro-junho, 2013. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/12826. Consultado em: 15 abr. 2022.
CUARTEROLO, A. Fotografía y teratología en América Latina. Una aproximación a la imagen del monstruo en la retratística de estudio del siglo XIX. A Contracorriente: Revista De Historia Social y Lietratura de America Latina, v. 7, n. 1, 2009. Disponível em: https://www.academia.edu/1625370/Fotograf%C3%ADa_y_teratolog%C3%ADa_en_Am%C3%A9rica_Latina_Una_aproximaci%C3%B3n_a_la_imagen_del_monstruo_en_la_retrat%C3%ADstica_de_estudio_del_siglo_XIX Consultado em: 15 abr. 2022.
DARBELLAY, F. La circulation des saviors: interdisciplinarité, concepts nomades, analogies, métaphores. Berna (Suíça): Peter Lang Publishing, 2012.
FORTUNY, N. (2015). Dos veces Julio: sobre algunas memorias fotográficas del pasado reciente en la Argentina. Revista Kamchatka, n. 6, 2015. Disponível em: https://ojs.uv.es/index.php/kamchatka/article/view/7199/7727 Consultado em: 15 abr. 2022.
FLEURY, B.; WALTER, J. Interdisciplinarité, interdisciplinarités. Questions de communication, n. 19, p. 143-154, 2011.
GIORDANO, M. Fotografía, testimonio oral y memoria. Memoria Americana, n. 20, 2012. Disponível em: https://ri.conicet.gov.ar/handle/11336/16950 Consultado em: 15 abr. 2022.
GUZMÁN GÓMEZ, M. El fenómeno de la interdisciplinariedad en la ciencia de la información: contexto de aparición y posturas centrales. Acimed, v. 13, n. 3, p. 1-1, 2005.
LACERDA, A. A fotografia nos arquivos: a produção de documentos fotográficos da Fundação Rockefeller durante o combate à Febre Amarela no Brasil. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2008. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11092008-145559/publico/TESE_ALINE_LOPES_DE_LACERDA.pdf. Consultado em: 15 abr. 2022
LOBATO, M. Z. Memoria, historia e imagen fotografica: los desafios del relato visual. XVI Jornadas de Investigación de la Facultad de Ciencias Humanas de Investigación, Facultad de Ciencias Humanas, Universidad Nacional de la Pampa, n. 5, 2003. Disponível em: http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/pubpdf/anuario_fch/n05a03lobato.pdf . Consultado em: 15 abr. 2022
LONGONI, A. Fotos y siluetas: dos estrategias contrastantes em la representación de los desaparecidos, in: CRENZEL, E. (coord.), Los desaparecidos em la Argentina. Memorias, representaciones e ideas (1983-2008). Editorial Biblios, Buenos Aires, 2010.
LOPEZ, A. P. A. El contexto archivístico como directriz para la gestión documental de materiales fotográficos de archivo. Universum, 23, (2) , pp. 1 – 37, 2008. Disponível em http://www.scielo.cl/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0718-23762008000200002. Consultado em: 15 abr. 2022
LOPEZ, A. P. A. Fotodocumentación como campo de conocimiento: entrevista a Cora Gamarnik. (video). GPAF - Grupo de Pesquisa Acervos Fotográficos, 27 feb. 2021a. Disponível em https://youtu.be/RBul00109qI. Consultado em: 15 abr. 2022
LOPEZ, A. P. A. Photographic document as image archival document. In: TEHNIČNI IN VSEBINSKI PROBLEMI KLASIČNEGA IN ELEKTRONSKEGA ARHIVIRANJA: referatov dopolnilnega izobraževanja s področij arhivistike, dokumentalistike in informatike v Radencih, 8, Maribor, 2009. Tehnični in Vsebinski Problemi... Maribor: Pokrajinski Arhiv Maribor, 2009. pp. 362-272. Disponível em http://eprints.rclis.org/12846/6/A LOPEZ Maribor 2009.pdf. Consultado em: 15 abr. 2022
MENAJOVSKY, J.; BROOK, G. Tener la foto: fotoperiodismo, mercado y apropiación de sentido. Revista Encrucijadas, n. 25, 2004.
REYERO, A. Difusión y consumo de la fotografía etnográfica chaqueña. Avá. Revista de Antropología, n. 16, janeiro-julho, 2010. Universidad Nacional de Misiones. Misiones, Argentina. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=169020992012 . Consultado em: 15 abr. 2022
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Elaine Torres Americo, Andre Porto Ancona Lopez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor deve garantir:
- que haja um consenso completo de todos os coautores em aprovar a versão final do documento e sua submissão para publicação.
- que seu trabalho é original, e se o trabalho e/ou palavras de outras pessoas foram utilizados, estas foram devidamente reconhecidas.
Plágio em todas as suas formas constituem um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. Encontros Bibli reserva-se o direito de usar software ou quaisquer outros métodos de detecção de plágio.
Todas as submissões recebidas para avaliação na revista Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação passam por identificação de plágio e autoplágio. Plágios identificados em manuscritos durante o processo de avaliação acarretarão no arquivamento da submissão. No caso de identificação de plágio em um manuscrito publicado na revista, o Editor Chefe conduzirá uma investigação preliminar e, caso necessário, fará a retratação.
Esta revista, seguindo as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona seu conteúdo em Full Open Access. Assim os autores conservam todos seus direitos permitindo que a Encontros Bibli possa publicar seus artigos e disponibilizar pra toda a comunidade.
Os conteúdos de Encontros Bibli estão licenciados sob uma Licença Creative Commons 4.0 by.
Qualquer usuário tem direito de:
- Compartilhar — copiar, baixar, imprimir ou redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
De acordo com os seguintes termos:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira ao licenciante a apoiar você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.