Popularização científica e desinformação: reflexões a partir das percepções públicas da ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2022.e85326

Palavras-chave:

Comunicação da ciência, Covid-19, Desinformação, Popularização da ciência

Resumo

Objetivo: Discutir acerca da popularização científica a partir do que é evidenciado no relatório da Article 19 e nas percepções públicas da Ciência e Tecnologia salientadas nos estudos do Centro de Gestão Estratégica e da Wellcome Trust. Pretende entender de que forma popularizar a ciência pode amenizar as situações visualizadas nos estudos supracitados, especialmente quando se trata da desinformação e da crise sanitária ocasionada pela Covid-19.

Método: Utiliza a pesquisa bibliográfica e documental, de nível exploratório e com abordagem qualitativa, e para a análise dos dados a análise de conteúdo. Faz uso dos relatórios The Global Expression Report 2020, da Article19,  Wellcome Global Monitor 2018, da Wellcome Trust, e Percepção pública da C&T no Brasil – 2019, do Centro de Gestão Estratégica.

Resultados: Identifica as relações entre o conhecimento sobre ciência, condições socioeconômicas e acesso à internet, bem como entre a comunicação e a confiança na ciência. Acerca da desinformação, percebe que pode ter seus efeitos diminuídos a partir da disseminação dos resultados dos estudos, especialmente ao se colocar sob o crivo da apropriação das informações a partir das ações de popularização científica.

Conclusões: A popularização científica pode ser um instrumento significativo no combate à desinformação e, ao promover a apropriação das informações científicas pela população em geral, auxilia sobremaneira no desenvolvimento social. Interpreta-se que preparar os sujeitos cognoscentes é a forma mais eficaz de controle das informações falsas e prejudiciais ao convívio social, com destaque para o contexto da Covid-19.

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Biografia do Autor

Andreza Pereira Batista, Universidade Federal do Ceará

Mestranda em Ciência da Informação. Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Fortaleza, Brasil.

Gabriela Belmont de Farias, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Ciência da Informação. Professora adjunta do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências da Informação, Fortaleza, Brasil.

Jefferson Veras Nunes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Ciência da Informação. Professor adjunto do curso de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências da Informação, Fortaleza, Brasil.

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Publicado

2022-11-04

Como Citar

PEREIRA BATISTA, Andreza; BELMONT DE FARIAS, Gabriela; VERAS NUNES, Jefferson. Popularização científica e desinformação: reflexões a partir das percepções públicas da ciência. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 27, n. 1, 2022. DOI: 10.5007/1518-2924.2022.e85326. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/85326. Acesso em: 9 dez. 2024.