Pensamento-invenção de um devir-professor: a biblioterapia como prática à deriva de leitura/escrita literária nas séries iniciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e93765

Palavras-chave:

Biblioterapia, Séries Iniciais, Leitura Literária, Método Cartográfico, Devir-Professor

Resumo

Objetivo: O texto é uma cartografia, planos gerados no encontro para devires que experimentam a leitura sob outros traçados para além do convencional, uma escrita de um pensamento-invenção que aposta na biblioterapia enquanto paisagem poética de leitura/escrita literária na escola. Nesse sentido, tem-se como objetivo geral refletir a biblioterapia como prática de leitura/escrita literária possível na escola, tendo como enfoque as séries iniciais da educação básica.

Método: Para isso, segue linhas do método cartográfico (DELEUZE; GUATTARI, 1995) situadas numa rede de conversação que atravessa diversos autores (pesquisa bibliográfica), as ideias do primeiro autor, proponente deste estudo, sob orientação do segundo. Que numa composição de escrita de si, se desloca em movimentos, em específico, dois: a percepção da literatura na escola e o agir da condição docente aliada à de pesquisador, no intuito de apresentar a biblioterapia como modo possível de ler/escrever e suas contribuições para a aprendizagem literária.

Resultado: Nesse atravessamento de ideias expõe-se um devir-professor, considerando o lugar de docência, inventor de leitores, como um movimento do meio, um ser de devir de suas práticas.

Conclusões: Ao final, aposta-se na empatia do leitor das palavras aqui expostas para que a biblioterapia seja entendida, legitimada como habitante do território escolar, a provocar deste modo, fissuras e porosidades nos saberes monolíticos que transitam neste ambiente sobre práticas e aprendizagens que envolvem a leitura e literatura, sobretudo, nas séries iniciais, espaço de fabulação deste professor/pesquisador.

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Biografia do Autor

Lucas Veras de Andrade , Secretaria Municipal de Educação de Teresina

Professor das Séries Iniciais da Educação Básica da Secretaria Municipal de Educação de Teresina. Bibliotecário. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Biblioteconomia e Ciência da Informação (GEPeBiC) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Linha: Protagonismos e Mediação no Contexto dos Processos e Dispositivos Infoculturais. Tem experiência em produções acadêmicas na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, na área de Leitura, Biblioteca Escolar e Biblioterapia. Desenvolve ainda estudos relacionados aos tópicos de: Depósito Legal, Estresse Ocupacional, Burnout em Bibliotecários, Mal-estar docente, além de pesquisas com interface em educação, saúde e informação.

Thiago Felício Barbosa Pereira, Federal University of Piauí

Doutorando em Letras (UFPI). Mestre em Estudos Literários (UFPI). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente no seguinte tema: literatura.

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Publicado

2023-08-15

Como Citar

ANDRADE, Lucas Veras de; PEREIRA, Thiago Felício Barbosa. Pensamento-invenção de um devir-professor: a biblioterapia como prática à deriva de leitura/escrita literária nas séries iniciais. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–27, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e93765. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/93765. Acesso em: 30 dez. 2024.