Alfabetização de dados no contexto da ciência da informação: análise dos cursos de graduação no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2023.e94094

Palavras-chave:

Alfabetização de Dados, Ciência de Dados, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: Diante do desenvolvimento e uso da tecnologia grande quantidade de dados são gerados diariamente. Com iniciativas de incentivo no uso e reuso de dados no meio científico e empresarial, surge a necessidade de capacitar, por meio da Alfabetização de Dados, os estudantes e os profissionais da informação para tornarem os dados mais aplicáveis e compreensíveis. A presente pesquisa se propõe a criar uma ementa mais apropriada para a disciplina de “Ciência de Dados” nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil. 

Método: Esta pesquisa é exploratória e qualitativa, já consiste na seleção e a coleta de informações sobre a ementa das disciplinas voltadas para a Ciência de Dados nos cursos de graduação em Biblioteconomia e Arquivologia no Brasil.

Resultado: Em alguns currículos das 24 universidades analisadas e 37 cursos identificados foram encontradas disciplinas que podem abordar a Ciência de Dados de alguma forma. Assim, no contexto brasileiro a ação mais assertiva seria incluir o tema “Alfabetização de Dados” no contexto das disciplinas de “Ciência de Dados”.

Conclusões: Foram identificadas poucas disciplinas nos cursos de graduação sobre Ciência de Dados e a falta de literatura sobre a Alfabetização de Dados, especialmente em língua portuguesa. Isso pode estar vinculado com a falta de disciplinas, por ser ainda uma abordagem pouco discutida no meio acadêmico da Ciência da Informação. Percebeu-se a necessidade de incluir a Alfabetização de Dados nos cursos de graduação no Brasil.

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Biografia do Autor

Natalia Rodrigues Delbianco, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - "Júlio Mesquita Filho". Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Suellen Timm Barros , Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Graduada em Letras - Português, Comunicação Social - Jornalismo e Letras - Inglês pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo (2010). Pós-graduada em Mídias e Educação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (2020). Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Assistente-Doutora em Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC - Campus de Marília, Departamento de Ciência da Informação. Docente dos cursos de graduação em Arquivologia e Biblioteconomia e dos cursos de mestrado acadêmico e doutorado em Ciência da Informação da Unesp.

Caio Saraiva Coneglian, Universidade de Marília

Doutor e Mestre em Ciência da Informação na UNESP. Possui graduação em Ciência da Computação. Coordenador do cursos de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar. Coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Unimar. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UNESP. Docente do curso de graduação de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Unimar.

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Publicado

2023-09-28

Como Citar

RODRIGUES DELBIANCO, Natalia; BARROS , Suellen Timm; VIDOTTI, Silvana Aparecida Borsetti Gregorio; CONEGLIAN, Caio Saraiva. Alfabetização de dados no contexto da ciência da informação: análise dos cursos de graduação no Brasil. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 28, p. 1–19, 2023. DOI: 10.5007/1518-2924.2023.e94094. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/94094. Acesso em: 27 abr. 2024.

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