Avaliando a eficácia de um sistema de aprendizagem combinado para o desenvolvimento de conhecimento de conteúdo tecnológico andragógico (tack) em educadores comunitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e96419

Palavras-chave:

Conhecimento de conteúdo, Conhecimento Andragógico , Conhecimento tecnológico para a igualdade, Educação não formal

Resumo

Objetivo: A relevância do conhecimento de conteúdo, bem como do conhecimento andragógico e do conhecimento tecnológico, está rapidamente ganhando destaque como um desafio para se transformar em Conhecimento Tecnológico Andragógico de Conteúdo (TACK). Este estudo teve como objetivo compreender melhor as variações substanciais nos resultados de aprendizagem atribuídas a cada um dos sete subindicadores de compreensão do conhecimento do conteúdo andragógico tecnológico.

Método: Este estudo parte de um estudo quantitativo. Os dados foram recolhidos duas vezes nesta investigação, uma vez antes e outra depois do início do programa de intervenção TACK, para examinar o impacto do paradigma de formação TACK. O programa de Desenvolvimento de Modelo de Treinamento TACK foi oferecido a 97 instrutores de 28 Centros Comunitários de Atividades de Aprendizagem na Província de Sumatra Ocidental, na Indonésia. Esses instrutores participaram do programa de forma voluntária.

Resultados: Os resultados deste estudo mostram que houve uma diferença estatisticamente significativa no TACK entre os educadores atuantes atualmente. Este estudo sugere que um sistema de aprendizagem combinado para aplicações educacionais como tutor de inteligência pode fornecer um meio alternativo de orientar educadores. As conclusões desta investigação alinham-se com outras pesquisas que sugerem que a estratégia de aprendizagem combinada tem um grande potencial para a futura aprendizagem profissional baseada no TACK, possibilitada pela análise de dados. As conclusões deste estudo contribuem para o crescente corpo de literatura sobre aprendizagem combinada na formação de professores e no desenvolvimento profissional de professores, que procura melhorar a forma como os instrutores adultos obtêm formação profissional especializada para impactar significativamente o desempenho dos seus alunos.

Conclusão: De acordo com os resultados, o TACK dos participantes apresentou sinais substanciais de melhoria. Estas descobertas contribuem para o corpo relativamente pequeno de investigação realizada sobre o TACK, que ajuda os educadores de adultos a promover o seu desenvolvimento profissional através do apoio de um sistema de aprendizagem combinado. experiências educacionais em Centros Comunitários de Atividades de Aprendizagem. Esta investigação tem o potencial de servir como um estudo de caso da integração da aprendizagem combinada com a teoria da aprendizagem de adultos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vevi Sunarti, State University of Padang

Postgraduate School Programs.

Jamaris Jamaris, State University of Padang

Professor dr. 

Solfema Solfema, State University of Padang

Professor Dr. 

Mega Iswari, State University of Padang

Professor Dr.

Abna Hidayati, State University of Padang

Professor Dr

Universitas Negeri Padang, Faculty of Education, Padang, Indonesia 

 

Ciptro Handrianto, Universitas Negeri Padang

Docente no Departamento de Educação Não-formal, Faculdade de Educação, Universitas Negeri Padang, Indonésia.

Muhammad Arinal Rahman, University of Szeged

Doctoral Candidate

Referências

ALAMRI, H. A.; WATSON, S.; WATSON, W. Learning technology models that support personalization within blended learning environments in higher education. Tech Trends, Bloomington, v. 65, p. 62-78, 2021.

ALDHAFEERI, F. M.; ALOTAIBI, A. A. Effectiveness of digital education shifting model on high school students’ engagement. Education and Information Technologies, Bailrigg v. 27 n. 5, p. 6869-6891, 2022.

AMPERA, D.; CHALID, S. Development of blended learning type and flipped classroom-based cultural arts subjects. International Journal of Education, Nevada, v. 9, n. 4, p. 655-667, 2021.

ANTHONY, B.; KAMALUDIN, A.; ROMLI, A.; RAFFEI, A. F. M.; NINCAREAN A/L Eh PHON, D.; ABDULLAH, A.; MING, G. L.; SHUKOR, N. A.; NORDIN, M. S.; BABA, S. Exploring the role of blended learning for teaching and learning effectiveness in institutions of higher learning: An empirical investigation. Education and Information Technologies, Bailrigg, v. 24, p. 3433–3466, 2019.

ARIFIN, Z.; NURTANTO, M.; PRIATNA, A.; KHOLIFAH, N.; FAWAID, M. Technology andragogy work content knowledge model as a new framework in vocational education: Revised technology pedagogy content knowledge model. TEM Journal, Novi Pazar, v. 9 n. 2, p. 786-791, 2020.

ASHRAF, M. A.; TSEGAY, S. M.; MEIJIA, Y. Blended learning for diverse classrooms: Qualitative experimental study with in-service teachers. Sage Open, Thousand Oaks, v. 11 n. 3, 21582440211030623, 2021.

BOWLING, J.; HENSCHKE, J. Pedagogy and andragogy. In: ROCCO, T. S.; SMITH, M. C.; MIZZI, R. C.; MERRIWEATHER, L. R.; HAWLEY, J. D. (Orgs.). The Handbook of Adult Learning and Continuing Education. Now York: Stylus Publishing, 2020.

BUENO, R.; NIESS, M. L.; ENGIN, R. A.; BALLEJO, C. C.; LIEBAN, D. Technological pedagogical content knowledge: Exploring new perspectives. Australasian Journal of Educational Technology, Tugun, v. 39, n. 1, p. 88-105, 2022.

CARNEIRO, B. L. F.; NUNES, J. V.; CAVALCANTE, L. E.; FARIAS, M. G. G. Mobile learning, Competence in Information and Mediation: interlocution from the perspective of the social paradigm of Information Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis,; v. 23, n. 52. p. 34-47, 2018.

CASTRO, R. Blended learning in higher education: Trends and capabilities. Education and Information Technologies, Bailrigg, v. 24, n. 4, p. 2523–2546, 2019.

CHAIPIDECH, P.; KAJONMANEE, T.; CHAIPAH, K.; PANJABUREE, P.; SRISAWASDI, N. Implementation of an andragogical teacher professional development training program for boosting TPACK in STEM education. Educational Technology & Society, Taiwan, v. 24, n. 4, p. 220-239, 2021. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/48629257. Acesso em: 17 jun. 2024.

CHAIPIDECH, P.; SRISAWASDI, N.; KAJORNMANEE, T.; CHAIPAH, K. A personalized learning system-supported professional training model for teachers' TPACK development. Computers and Education: Artificial Intelligence, [s.l.], v. 3, 100064, 2022.

FILIZ, O.; KURT, A. A. The effect of preservice teachers’ experiences in a flipped course on digital competencies related to educational technology and innovativeness. Journal of Educational Technology and Online Learning, Balıkesir, v. 5, n. 3, p. 655-675, 2022.

GOOS, M.; O’DONOGHUE, J.; NÍ RÍORDÁIN, M.; FAULKNER, F.; HALL, T.; O’MEARA, N. Designing a national blended learning program for “out-of-field” mathematics teacher professional development. ZDM, Berlin, v. 52, p. 893–905, 2020.

HAMZAH, F.; PHONG, S. Y.; SHARIFUDIN, M. A. S.; ZAIN, Z. M.; RAHIM, M. (2021). Exploring students’ readiness on English language blended learning. Asian Journal of University Education, Selangor, v. 16, n. 4, p. 161–170, 2021. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=EJ1288024. Acesso em: 17 jun.2024.

HODGE, S. R. Quantitative research. In: HAEGELE, J.; HODGE, S; SHAPIRO, D. Routledge Handbook of Adapted Physical Education . New York: Routledge, 2020. p. 147-162.

HOPPEN, N. H. F.; VANZ, S. A. D. S. What are gender studies: characterization of scientific output self-named gender studies in a multidisciplinary and international database. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Florianópolis, v. 25 , p. 01-30, 2020.

HUMBLE, S. Quantitative analysis of questionnaires: Techniques to explore structures and relationships. New York: Routledge, 2020.

KAYA, M. H.; ADIGUZEL, T. Technology integration through evidence-based multimodal reflective professional training. Contemporary Educational Technology, Balšića, v. 13, n. 4, p. 323, 2021.

LIAO, Y. C.; OTTENBREIT-LEFTWICH, A.; GLAZEWSKI, K.; KARLIN, M. Coaching to support teacher technology integration in elementary classrooms: A multiple case study. Teaching and Teacher Education, [s.l], p. 104, 103384, 2021.

LONG, C.; TORRENCE, B. Blended learning principles for effective training outcomes: A literature review. Washington DC: Federal Aviation Administration, 2021.

MARINHO, R. S.; PEREIRA, C. M.; SEGUNDO, J. E. S.. Sentiment Analysis to support book selection: a study applied to the Skoob platform. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis v. 24, n. 2., p. 1-20, 2022.

MWANGU, E. C.; SIBANDA, L. Teaching Biology Practical Lessons in Secondary Schools: A Case Study of Five Mzilikazi District Secondary Schools in Bulawayo Metropolitan Province, Zimbabwe. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, London, v. 6, n. 3, p. 47-55, 2017.

OLIVEIRA, J. A. D. B.; JORENTE, M. J. V. Information Design and its relevance to Information Science. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 54, p. 25-37, 2019.

OTTONICAR, S. L. C.; VALENTIM, M. L. P. Information literacy at workplace: a systematic literature review focused on Industry 4.0. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 24, n. 56, p. 01-21, 2019.

PRAFITASARI, F.; SUKARNO, S.; MUZZAZINAH, M. Integration of critical thinking skills in science learning using blended learning system. International Journal of Elementary Education, New York, v. 5, n. 3, p. 434-445. 2021.

ROESSGER, K. M.; ROUMELL, E. A.; WEESE, J. Rethinking andragogical assumptions in the global age: How preferences for andragogical learning vary across people and cultures. Studies in Continuing Education, Sydney, v. 44, n. 1, p. 14-38, 2022.

SANTOS, R. Andragogy content knowledge technology: A training model for teaching adults. 2012. Thesis (Doctor of Education) - Arizona State University, Tempe, 2012.

SIMBOLON, N.; SIMANJUNTAK, E. B.; SIMANJUNTAK, M. P.; PURBA, J. T. The effectiveness of ICT-based learning in improving English skills of elementary school teacher college students. Academic Journal of Interdisciplinary Studies, London, v. 9, n. 5, p. 217-226, 2020.

SULISWORO, D.; UMMAH, R.; NURSOLIKH, M.; RAHARDJO, W. The analysis of the critical thinking skills between blended learning implementation: Google classroom and schoology. Universal Journal of Educational Research, San Jose, v. 8, n. 3, p. 33-40, 2020.

TUPAS, F. P.; LINAS-LAGUDA, M. Blended learning – an approach in philippine basic education curriculum in new normal: A review of current literature. Universal Journal of Educational Research, San Jose, v. 8, n. 11, p. 5505-5512, 2020.

URBINA, B.; STATTI, A. Models of technology integration during teacher training. In: EDMEDIA+ INNOVATE LEARNING, 2022, New York. Proceedings […]. New York: AACE, p. 317-322, 2022.

YURTSEVEN AVCI, Z., O'DWYER, L. M., & LAWSON, J. Designing effective professional development for technology integration in schools. Journal of Computer Assisted Learning, [s.l.], v. 36, n. 2, p. 160–177, 2020.

Publicado

2024-09-13

Como Citar

SUNARTI, Vevi; JAMARIS, Jamaris; SOLFEMA, Solfema; ISWARI, Mega; HIDAYATI, Abna; HANDRIANTO, Ciptro; RAHMAN, Muhammad Arinal. Avaliando a eficácia de um sistema de aprendizagem combinado para o desenvolvimento de conhecimento de conteúdo tecnológico andragógico (tack) em educadores comunitários. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–20, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e96419. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/96419. Acesso em: 21 dez. 2024.