OPAC enquanto dispositivo pedagógico-cultural na formação em música: identificação e análise no contexto das instituições paulistas de ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1518-2924.2024.e97955%20

Palavras-chave:

Catálogo Online de Acesso Público (OPAC), Infoeducação, Formação superior em Música

Resumo

Objetivo: Frente à importância dos catálogos bibliográficos para a mediação da informação, este trabalho visa a analisar os Catálogos Online de Acesso Público (Online Public Access Catalog - OPAC) das bibliotecas universitárias do estado de São Paulo de IES que oferecem graduação em Música.

Método: Dentre as 28 instituições paulistas consultadas on-line, 10 não possuíam OPAC. Dessa forma, foram analisados 18 catálogos, partindo de metodologia exploratória e qualiquantitativa e tendo como base o conceito de infoeducação, a partir de 12 categorias adaptadas da literatura e elencadas a priori.

Resultado: foi possível observar que as OPACs priorizam a busca, a identificação e o acesso aos registros bibliográficos, funcionando em um modelo de biblioteca emporium, ou seja, preocupado com a difusão da informação. A busca por tipologias documentais é admitida em 77,78% dos catálogos, mas apenas 33,3% permitem recuperar formações instrumentais. Recursos personalizados são mais raros, como salvar histórico de busca (44,44%) e personalizar a pesquisa (11,11%). A integração com mídias sociais é utilizada em 33,3% dos catálogos e recursos semelhantes à Web 2.0, em 66,7%.

Conclusões: elementos mais sofisticados de análise poderiam ter sido utilizados, em especial os referentes aos próprios recursos Web, mas esses estariam fora do contexto dos atuais OPACs, que se mostraram estar aquém dos dispositivos digitais atuais. Acredita-se que os catálogos de acesso público precisam repensar suas ferramentas enquanto ato político de formação da identidade cidadã dos usuários a que servem, atuando como forum, em prol da mediação e da formação do graduando em Música.

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Biografia do Autor

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

É doutora em Educação pela UFSCar e mestre em Ciência Tecnologia e Sociedade pela mesma instituição. Possui graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela UFSCar, em Comunicação Social - Jornalismo pela UNESP e licenciatura plena em Língua Portuguesa pelas FIMI. Atua como bibliotecária na Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC), do Centro de Integração, Documentação e Difusão Cultural (CIDDIC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Também é professora do curso de Biblioteconomia do Centro Universitário Claretiano. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa Estudos da Música Brasileira dos séculos XX e XXI - UNICAMP, Políticas e Práticas de Leitura e Escrita - UFSCar e Processos de ensino e aprendizagem na modalidade a distância a partir da implementação do laboratório/brinquedoteca – UFSCar, tendo realizado pesquisas bibliométricas na interface com a educação e a música. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da UFSCar com a temática de análise bibliométrica sobre metodologias ativas de ensino-aprendizagem e ensino remoto.

Tadeu Moraes Taffarello, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

É mestre (2004) e doutor (2010) em Música pela Unicamp. Iniciou seus estudos musicais na Escola de Música de Jundiaí, com a profa. Josette Feres. Teve aulas de teoria musical com Cláudia de Queiroz, de trompete com Iramy Piola e Clóvis Beltrami e participou da Orquestra Oficina de Concerto. Formou-se em composição musical, quando teve aulas com Almeida Prado e José Augusto Mannis. Atualmente é compositor e pesquisador musical. Como compositor, centra a sua obra na música instrumental e/ou vocal, tendo recentemente finalizado a escrita da ópera ‘Estêvão’. Como pesquisador, atua desde 2015 junto à Coordenação de Documentação de Música Contemporânea (CDMC/CIDDIC) da Unicamp com foco no desenvolvimento de pesquisas que envolvam a edição e análise partituras de músicas do século XX e XXI, sobretudo a produção brasileira. Atuou como docente na UEL (2005-2006 e 2012-2015), Unesp (2010), Santa Marcelina (2010) e UFU (2003-2005).

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Publicado

2024-07-18

Como Citar

SOUSA, Raquel Juliana Prado Leite de; TAFFARELLO, Tadeu Moraes. OPAC enquanto dispositivo pedagógico-cultural na formação em música: identificação e análise no contexto das instituições paulistas de ensino superior. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, [S. l.], v. 29, p. 1–24, 2024. DOI: 10.5007/1518-2924.2024.e97955 . Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/97955. Acesso em: 18 jul. 2024.

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