Configurações e desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano

Valci Melo

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p44

O presente escrito analisa as configurações e os desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano. Para tal, recorre-se tanto a uma análise documental e bibliográfica acerca da temática, como também, à descrição e análise de dados coletados junto a 10 professores que lecionam Sociologia em escolas públicas situadas na mesorregião do Sertão Alagoano. A pesquisa de campo se deu entre maio e junho de 2015, através da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Ao longo do estudo, demonstra-se como e sob quais condições a Sociologia é ensinada no Sertão Alagoano. Por fim, defende-se que as precárias condições de trabalho docente e a falta de formação inicial e continuada na área de atuação desafiam negativamente o ensino de Sociologia.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Sertão Alagoano; Formação docente; Trabalho docente

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons Esta obra está licenciada sob uma Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.