Configurações e desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano

Autores

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O presente escrito analisa as configurações e os desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano. Para tal, recorre-se tanto a uma análise documental e bibliográfica acerca da temática, como também, à descrição e análise de dados coletados junto a 10 professores que lecionam Sociologia em escolas públicas situadas na mesorregião do Sertão Alagoano. A pesquisa de campo se deu entre maio e junho de 2015, através da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Ao longo do estudo, demonstra-se como e sob quais condições a Sociologia é ensinada no Sertão Alagoano. Por fim, defende-se que as precárias condições de trabalho docente e a falta de formação inicial e continuada na área de atuação desafiam negativamente o ensino de Sociologia.

Biografia do Autor

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016) e graduando em Ciências Sociais, também pela UFAL. É professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

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Publicado

2016-08-13

Edição

Seção

Dossiê