Configurações e desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano

Autores/as

  • Valci Melo Universidade Federal de Alagoas

Resumen

O presente escrito analisa as configurações e os desafios do ensino de Sociologia no Sertão Alagoano. Para tal, recorre-se tanto a uma análise documental e bibliográfica acerca da temática, como também, à descrição e análise de dados coletados junto a 10 professores que lecionam Sociologia em escolas públicas situadas na mesorregião do Sertão Alagoano. A pesquisa de campo se deu entre maio e junho de 2015, através da realização de entrevistas semiestruturadas e aplicação de questionários. Ao longo do estudo, demonstra-se como e sob quais condições a Sociologia é ensinada no Sertão Alagoano. Por fim, defende-se que as precárias condições de trabalho docente e a falta de formação inicial e continuada na área de atuação desafiam negativamente o ensino de Sociologia.

Biografía del autor/a

Valci Melo, Universidade Federal de Alagoas

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL, 2011), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL, 2016) e graduando em Ciências Sociais, também pela UFAL. É professor de Ensino Fundamental 1 na rede pública municipal de São José da Tapera, Sertão Alagoano.

Publicado

2016-08-13

Número

Sección

Dossiê