Práticas de escrita nas aulas de Sociologia: implicações para o processo de apropriação da linguagem sociológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p82Resumen
Este artigo apresenta a problemática e alguns desdobramentos de uma pesquisa em curso sobre as questões de leitura e escrita implicadas no ensino de Sociologia no Ensino Médio, em escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Considerando o cenário de grandes dificuldades que marcam tais práticas entre os brasileiros, inclusive enquanto frequentam a escola, discutem-se suas implicações para o ensino e aprendizagem da disciplina. Apresentam-se uma metodologia e análise preliminar de produções escritas de estudantes em aulas de Sociologia, ponderando sobre as formas de mobilização do conhecimento, as características do discurso adotado e a relação entre os enunciados produzidos pelos estudantes e o trabalho pedagógico realizado durante o curso.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.