Práticas de escrita nas aulas de Sociologia: implicações para o processo de apropriação da linguagem sociológica

Autores

  • Erika Kulessa Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p82

Resumo

Este artigo apresenta a problemática e alguns desdobramentos de uma pesquisa em curso sobre as questões de leitura e escrita implicadas no ensino de Sociologia no Ensino Médio, em escolas públicas da região metropolitana de São Paulo. Considerando o cenário de grandes dificuldades que marcam tais práticas entre os brasileiros, inclusive enquanto frequentam a escola, discutem-se suas implicações para o ensino e aprendizagem da disciplina. Apresentam-se uma metodologia e análise preliminar de produções escritas de estudantes em aulas de Sociologia, ponderando sobre as formas de mobilização do conhecimento, as características do discurso adotado e a relação entre os enunciados produzidos pelos estudantes e o trabalho pedagógico realizado durante o curso.

 

Biografia do Autor

Erika Kulessa, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bolsista CAPES.

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Publicado

2016-08-13

Edição

Seção

Dossiê