A escrita sociológica e as temáticas dos livros coletâneas: debates contínuos e descontínuos

Autores

  • Lígia Wilhelms Eras Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2015n14p12

Resumo

O artigo apresenta o debate dos livros coletâneas sobre o Ensino de Sociologia na Educação Básica na identificação das temáticas localizadas nos livros coletâneas (2008-2013), em metodologias de pesquisa (bibliográfica temática e teórica, histórica, prosopográfica e de análise de conteúdos) predominando na composição do artigo, a análise de conteúdos. O que prevalece no cenário como um todo é um movimento de continuidades e descontinuidades quanto à disposição de incorporar uma maior circulação institucional das ideias das experiências de ensino situadas em eventos acadêmicos, projetos de fomento à investigação e iniciação à docência e a uma prévia superação do registro imediato das experiências. Porém, as continuidades ainda se revelam em produções com baixas tiragens e a uma lacuna no avanço de um maior dialogismo entre a produção dos capítulos, edições, inter-obras e as apostas nos inventos teórico-didáticos específicos da subárea.

Biografia do Autor

Lígia Wilhelms Eras, Instituto Federal de Santa Catarina

Graduada em Ciências Sociais (UNIOESTE). Licenciada em Sociologia (UTFPR). Mestre em Linguagem e Sociedade (UNIOESTE). Doutora em Sociologia (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-08-13

Edição

Seção

Dossiê