Radicalização da liberdade negativa: Hegel, pós-secularismo e fanatismo

Autores

  • Filipe Campello Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1677-2954.2015v14n2p320

Resumo

O presente artigo tem como objetivo encontrar em Hegel uma contribuição teórica para a debate recente sobre pós-secularismo e a relação entre religião e esfera pública, em particular em torno do conceito de fanatismo. Em primeiro lugar, como veremos, o que se sobressai na abordagem hegeliana é o modo em que o conceito de fanatismo é desenvolvido a partir de uma teoria da liberdade e suas patologias; e, em segundo lugar, como este modelo de liberdade vincula-se a uma teoria de formação da vontade livre em que as instituições cumprem um papel central. Em vista desta proposta interpretativa, apresento meu argumento em dois passos. Primeiramente, discuto brevemente em que medida o conceito hegeliano de fanatismo, ao vincular-se a um modelo de liberdade, pode contribuir para o debate contemporâneo (1). E, em segundo lugar, apresento como a intuição original de Hegel pode ser atualizada a partir de um modelo normativo de processos de aprendizagem (2). 

Biografia do Autor

Filipe Campello, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Filosofia pela Goethe-Universität Frankfurt. Professor Adjunto de Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco. Coordenador do Núcleo de Filosofia Política e Ética (NEFIPE/UFPE)

Referências

Adorno, T. W.; Frenkel-Brunswik; E., Levinson, D.; Sanford, R. N. 1950. The Authoritarian Personality. New York: Harper & Row.

Araújo, Luiz Bernardo. 2011. A ordem moral moderna e a política do secularismo. Ethic@ - Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 39 - 53, Dez.

Benhabib, Seyla. 2002. Redistribution or Recognition? In: ______. Claims of Culture. Equality and Diversity in the Global Era. New Jersey: Princeton University Press, 2002.

Butler, Judith. 2012. Parting Ways. Jewishness and the Critique of Zionism. New York: Columbia University Press.

Campello, Filipe. 2015. Die Natur der Sittlichkeit. Grundlagen einer Theorie der Institutionen nach Hegel. Bielefeld: Transcript.

Casanova, Jose. 1994. Public Religions in the Modern World. Chicago: The University of Chicago Press.

Colas, D. 1992. Le glaive et le fléau. Généalogie du fanatisme et de la société civile. Paris: Grasset.

Forst, Rainer. 2004. The Limits of Toleration. Constellations, Volume, 11, No 3.

______. 2007. To Tolerate Means to Insult': Toleration, recognition, and Emancipation. In: Van den Brink, Bert; Owen, David (orgs.), Recognition and Power: Axel Honneth and the Tradition of Critical Social Theory. Cambridge: Cambridge University Press, 215-237.

Fraser, Nancy. 2007. Reconhecimento sem ética? Lua Nova. São Paulo, 70: 101-138.

Freud, Sigmund. 1970. Psicologia das massas e análise do eu. Rio de Janeiro: Imago.

Habermas, Jürgen. 2005. Zwischen Naturalismus und Religion. Philosophische Aufsätze. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

________. 2012. Nachmetaphysisches Denken II. Aufsätze und Repliken. Berlin: Suhrkamp.

Hegel, G.W.F. 1971. Frühe Schriften. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971. [FS]

_______. 1971. Grundlinien der Philosophie des Rechts. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1971. [RP] [2010. Filosofia do Direito, São Leopoldo: Unisinos; São Paulo: Loyola].

_______. 1971. Vorlesungen über die Philosophie der Geschichte. Frankfurt am Main: Suhrkamp. [VPG] [Filosofia da História. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999].

Honneth, Axel. 1985. Kritik der Macht. Reflexionsstufen einer kritischen Gesellschaftstheorie. Frankfurt am Main: Suhrkamp.

______. 2011. Das Recht der Freiheit. Grundriß einer demokratischen Sittlichkeit. Berlin: Suhrkamp.

Joas, Hans. 2013. The Sacredness of the Person: A New Genealogy of Human Rights, Washington D.C.: Georgetown University Press.

Knapp, Markus. 2011. Fé e saber em Jürgen Habermas . A religião numa sociedade “pós-secular”. Interações. V. 6, n. 10, p. 179-192/jul.-dez.

Lutz-Bachmann, Matthias (org.). 2015. Postsäkularismus - Zur Diskussion eines umstrittenen Begriffs. Frankfurt am Main: Campus.

Neuhouser, Frederick. 2000. Foundations of Hegel's social theory. Actualizing freedom. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Nussbaum, Martha. 2013. Political Emotions: Why Love Matters for Justice. Cambridge: Harvard University Press.

Pippin, Robert B. 2010. Hegel's practical philosophy. Rational agency as ethical life. Cambridge, MA: Cambridge University Press.

Rawls, John. 1996. Political Liberalism. New York: Columbia University Press.

_________. 2000. Lectures on the History of Moral Philosophy. Cambridge, MA: Harvard University Press.

Rosenfeld, Michel. 2014. Recasting Secularism as one Conception of the Good Among Many in a Post-Secular Constitutional Polity. In: Mancini, Susanna; Rosenfeld, Michel (eds.). Constitutional Secularism in an Age of Religious Revival, Oxford: Oxford University Press.

Taylor, Charles. 2007. A Secular Age. Cambrige, MA: Harvard University Press.

Toscano, Alberto. 2010. Fanaticism: On the uses of an idea. London / New York: Verso.

Young, Iris Marion. 2000. Social Difference as Political Resource. In: _____. Inclusion and Democracy. Oxford: Oxford University Press.

Žižek, Slavoj. 2012. Less than Nothing. Hegel and the Shadow of Dialectical Materialism. London / New York: Verso.

Downloads

Publicado

2015-05-22