Processo de formação e inclusão tecnológica para a Terceira Idade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p41Resumo
Analisar o processo de aprendizagem de e-inclusão da Terceira Idade na Universidade Federal do Paraná, atividade desenvolvida por membros do Grupo de Pesquisa em Ciência Informação e Tecnologia (GP-CIT) uma parceria entre dois programas extensionistas. Em seu sétimo ano, a Universidade Aberta da Maturidade (UAM) forma em média 70 pessoas a cada ano. A pesquisa utiliza dados de quatro anos de projeto, em cursos de dois meses de duração. O procedimento metodológico adotado é pesquisa-ação, de natureza aplicada e a análise dos dados quali-quantitativo, o qual conduziu a constatação que os idosos entravam com poucas noções de informática e ao final com um conhecimento mais amplo dos conteúdos. O projeto estimula o desenvolvimento de competências tecnológicas entre os participantes com ações educativas sobre as mídias e recursos disponíveis na internet. Promovendo meios para que se apropriem das tecnologias para usufruto pessoal e social.
Referências
BRASIL. Constituição (2003). Lei nº 10741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe Sobre O Estatuto do Idoso e Dá Outras Providências. Disponível em: <https://goo.gl/xMHlZ>. Acesso em: 09 nov. 2016.
IBGE. Projeção da População. Disponível em: <https://goo.gl/U4QQRf>. Acesso em: 02 nov. 2016
SALES, Márcia Barros de. Desenvolvimento de um checklist para a avaliação de acessibilidade da web para usuários idosos. 2002. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83089/185694.pdf?sequence=1>. Acesso em: 02 out. 2016.
SILVA, Ana Paula Alves et al. O trabalho com alunos com deficiência múltipla: investigação, descoberta e ação pedagógica. Rio de Janeiro: Instituto Municipal Helena Antipoff (iha), 2011. 40 p. Disponível em: <https://ihainforma.files.wordpress.com/2011/12/orientac3a7c3b5es-dmu-dezembro-de-2011.pdf>.Acesso em: 20 nov. 2016.
UAM. Universidade Aberta da Maturidade UFPR . Disponível em: <http://www.uam.ufpr.br/>. Acesso em: 18 nov. 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World report on ageing and health. Luxembourg: World Health Organization, 2015. 260 p. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/186463/1/9789240694811_eng.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons , para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.