Processo de formação e inclusão tecnológica para a Terceira Idade

Autores

  • Taiane Souza Paixão Universidade Federal do Paraná
  • Maria do Carmo Duarte Freitas Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p41

Resumo

Analisar o processo de aprendizagem de e-inclusão da Terceira Idade na Universidade Federal do Paraná, atividade desenvolvida por membros do Grupo de Pesquisa em Ciência Informação e Tecnologia (GP-CIT) uma parceria entre dois programas extensionistas. Em seu sétimo ano, a Universidade Aberta da Maturidade (UAM) forma em média 70 pessoas a cada ano. A pesquisa utiliza dados de quatro anos de projeto, em cursos de dois meses de duração. O procedimento metodológico adotado é pesquisa-ação, de natureza aplicada e a análise dos dados quali-quantitativo, o qual conduziu a constatação que os idosos entravam com poucas noções de informática e ao final com um conhecimento mais amplo dos conteúdos. O projeto estimula o desenvolvimento de competências tecnológicas entre os participantes com ações educativas sobre as mídias e recursos disponíveis na internet. Promovendo meios para que se apropriem das tecnologias para usufruto pessoal e social.

Biografia do Autor

Taiane Souza Paixão, Universidade Federal do Paraná

Bacharel em Gestão da Informação na Universidade Federal do Paraná.

 

Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora do Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação no Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná.

Referências

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Publicado

2017-12-20