The process of formation and inclusion of technology for the Third Age
DOI:
https://doi.org/10.5007/1807-0221.2017v14n27p41Abstract
To analyse the e-inclusion learning process of the Third Age at the Federal University of Paraná, an activity developed by members of the Group of Research in Science Information and Technology (GP-CIT) a partnership between two extensions programs. In its seventh year, the Open University of Maturity (UAM) makes an average of 70 people each year. The survey uses data from four years of project in two-month courses. The methodological procedure adopted is action research, of an applied nature and the qualitative-quantitative data analysis leads to the finding that the elderly entered with few notions of computer science and in the end with a broader knowledge of the contents. The project stimulates the development of technological skills among participants with educational actions on the media and resources available on the internet. Promoting means to take ownership of technologies for personal and social enjoyment.
References
BRASIL. Constituição (2003). Lei nº 10741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe Sobre O Estatuto do Idoso e Dá Outras Providências. Disponível em: <https://goo.gl/xMHlZ>. Acesso em: 09 nov. 2016.
IBGE. Projeção da População. Disponível em: <https://goo.gl/U4QQRf>. Acesso em: 02 nov. 2016
SALES, Márcia Barros de. Desenvolvimento de um checklist para a avaliação de acessibilidade da web para usuários idosos. 2002. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2002. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/83089/185694.pdf?sequence=1>. Acesso em: 02 out. 2016.
SILVA, Ana Paula Alves et al. O trabalho com alunos com deficiência múltipla: investigação, descoberta e ação pedagógica. Rio de Janeiro: Instituto Municipal Helena Antipoff (iha), 2011. 40 p. Disponível em: <https://ihainforma.files.wordpress.com/2011/12/orientac3a7c3b5es-dmu-dezembro-de-2011.pdf>.Acesso em: 20 nov. 2016.
UAM. Universidade Aberta da Maturidade UFPR . Disponível em: <http://www.uam.ufpr.br/>. Acesso em: 18 nov. 2016.
WORLD HEALTH ORGANIZATION. World report on ageing and health. Luxembourg: World Health Organization, 2015. 260 p. Disponível em: <http://apps.who.int/iris/bitstream/10665/186463/1/9789240694811_eng.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2016.
Downloads
Published
Issue
Section
License
De acordo com a lei n° 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, o(s) autor(es) da OBRA encaminhada, doravante designado(s) CEDENTE, declara(m) tê-la lido e a aprovado na sua totalidade e concorda(m) em submetê-la à Extensio: Revista Eletrônica de Extensão, doravante designada CESSIONÁRIA, para avaliação e possível publicação como resultados originais. Esta declaração implica que a OBRA, independente do idioma, não foi submetida a outros periódicos ou revistas com a mesma finalidade.
O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial pelo seu conteúdo perante terceiros.
O CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, o direito de reprodução gráfica, divulgação e indexação da OBRA em bases de dados nacionais e internacionais à CESSIONÁRIA, tenha a OBRA o título descrito acima ou o título que posteriormente venha a ser adotado, para atender às sugestões de editores e revisores.
O CEDENTE compromete-se em anexar, como Documento Suplementar, nesta plataforma, a fotocópia do Termo de concordância e cessão de direitos de reprodução assinado pelo(s) autor(es), que pode ser obtido neste link.
O CEDENTE está ciente de que esta obra será licenciada, através do Creative Commons
, para Extensio: R. Eletr. de Extensão, ISSN: 1807-0221, do DPE/PRPE/UFSC.
